22 / 07 / 19

Obras de contenção das barreiras do Barro Vermelho seguem em ritmo acelerado

O objetivo é dar mais segurança e tranquilidade aos moradores que sofrem há anos com o risco de desmoronamento das barreiras.

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

As obras de implantação da Geomanta nas barreiras do Barro Vermelho seguem em ritmo acelerado. Após a limpeza dos locais, a Prefeitura de Marechal Deodoro iniciou a construção de um muro de contenção para evitar a erosão do solo, e logo, a implantação da manta.

Assim que for finalizada a construção dos muros de arrimo nas barreiras, serão implantadas a Geomanta, um tipo de proteção física de solo, mais resistente, composta de PVC com fios sintéticos, que impede a passagem de água durante o período chuvoso, reforçando e protegendo da ação de fortes chuvas e temporais em áreas de risco.

O objetivo é dar mais segurança e tranquilidade aos moradores que sofrem há anos com o risco de desmoronamento das barreiras. Com isso, foi desenvolvido um plano de intervenção nas áreas de risco do Barro Vermelho. A obra está avaliada em cerca de 1,2 milhão de reais de recursos do Governo Federal e tem como previsão ser executada em 9 meses.

A Geomanta já foi executada nos Estados de Pernambuco e Bahia. Em Marechal Deodoro, o equipamento tem aproximadamente 437 metros, é linear, impermeável e vai trazer mais tranquilidade aos deodorenses.

A iniciativa vai beneficiar os moradores das Ruas Os 18 do Forte de Copacabana, Rua São Pedro e Rua Presidente Dutra, que há anos sofrem em época de fortes chuvas, como nas enchentes de 2017, em que a barreira chegou a ceder e destruiu partes das residências.