3 de julho de 2019

Mais Educação: aulas de Jiu Jitsu são implantada em escolas municipais

No total, são atendidos mais de 400 jovens e crianças da rede pública municipal de ensino, sendo 7h semanal.

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

Integração, aulas de luta, jogos de xadrez, música e esportes. É assim que a Prefeitura de Marechal Deodoro, através da Secretaria Municipal de Educação, vem dinamizando o sistema de ensino público municipal por meio do Programa Novo Mais Educação. Uma dessas iniciativas é a aula de Jiu Jitsu, que vem agradando aos estudantes.

As aulas de Jiu Jitsu são realizadas na Escola Municipal Governador José Bispo, no Francês; Escola Municipal Maria de Araújo Lobo, em Taperaguá, e Escola Municipal Maria Petronila de Gouvêa, na Massagueira. No total, são atendidos mais de 400 jovens e crianças da rede pública municipal de ensino, sendo 7h semanal.

O coordenador do programa Novo Mais Educação, Ricardo Maciel, falou do objetivo da implantação das aulas de Jiu Jitsu nas unidades educacionais. Além disso, ele abordou os aspectos desenvolvidos por meio da inciativa aos estudantes.

“O objetivo é estimular a prática e vivências das manifestações corporais relacionados as lutas e suas variações, como motivação ao desenvolvimento cultural, social intelectual, afetivo, emocional de crianças e adolescentes. Além disso, incentivar ao uso e valorização dos preceitos morais, ético e estéticos trabalhados pelas lutas”, afirmou.

Os alunos são selecionados pela própria escola, do 3º ao 5º ano. Preferencialmente, são escolhidos estudantes a partir da distorção idade-ano, vulnerabilidade social, lacunas de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática e que recebem Bolsa Família.