Prefeitura e Iphan entregam obra de revitalização do Museu de Arte Sacra

O espaço recebeu novo Projeto Museográfico e de Segurança, além do retorno de várias peças.

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

A Prefeitura de Marechal Deodoro convida a população deodorense para a reabertura do Museu de Arte Sacra Dom Ranulpho, na manhã desta sexta-feira (19), no Centro Histórico, a partir das 09h30. O espaço recebeu um novo Projeto Museográfico e de Segurança, além do retorno de várias peças.

Avaliado em mais R$ 1,6 milhões de reais em recursos do Governo Federal, o Projeto Museográfico e de Segurança do Museu de Arte Sacra de Marechal Deodoro é oriundo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e sendo executado pelo mesmo, após um pleito do prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau junto a presidente nacional do IPHAN, Kátia Bogéa, em Brasília.

O Museu de Arte Sacra de Marechal Deodoro passou por grande modificação. O espaço recebeu novos expositores e divisões por conjuntos, a exemplo de sala do sino, sala da Paixão do Senhor, sala das Indumentárias e Objetos Litúrgicos, entre outros.

O local também passou por restauração na parte elétrica e implantação de equipamentos de segurança. Hoje, o museu conta com câmeras e sensores para proteger as peças já existentes e garantir o retorno de outras peças, retiradas do município pela falta de segurança.

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, convida a todos os deodorenses para prestigiar a reabertura do Museu de Arte Sacra Dom Ranulpho.

“É uma obra muito importante para nossa cidade, que vai fortalecer o turismo religioso, fortalecer nossa cultura e a paixão do povo deodorense pelo o que é seu. E para isso, é muito importante a participação do povo, da população nesse momento histórico para nossa cidade. Quero convidar a todos os deodorenses a participar dessa reabertura”, convidou.