Oportunidade: IFAL abre inscrições para cursos em Marechal Deodoro.

Proeja, preparatório para o ENEM e pós-graduação são algumas das oportunidades disponibilizadas.

Texto Antônio Carlos Souto | Fonte: Ascom IFAL

No município de Marechal Deodoro, o Instituto Federal de Alagoas (IFAL) está disponibilizando editais para concorrer a vagas de cursos, a exemplo do cursinho preparatório gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio, e 80 vagas para o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

PREPARATÓRIO ENEM

Para o Cursinho Preparatório para o ENEM, foram abertas 50 vagas, sendo 10 para alunos da própria instituição, outras 10 são destinadas a movimentos sociais que atuem no município e as outras 30 são abertas à comunidade de Marechal Deodoro.

O curso é um projeto de extensão e terá aulas noturnas no Campus Marechal Deodoro. As inscrições podem ser feitas até quinta-feira (13), na sala da pós-graduação em Educação e Meio Ambiente do campus, preenchendo e assinando a ficha de inscrição no local.

PROEJA

As inscrições para o processo seletivo dos cursos da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), no Campus Marechal Deodoro serão ofertadas 80 vagas, sendo 40 para o curso técnico em Hospedagem e 40 para o curso técnico em Cozinha, ambos gratuitos e no turno da noite.

Podem se inscrever pessoas a partir de 18 anos de idade que tenham concluído o Ensino Fundamental até o dia da matrícula e que ainda não concluíram o Ensino Médio. As inscrições seguem até o dia 28 de junho de 2019, de segunda a sexta-feira, na CRA (Coordenação de Registro Acadêmico) do Campus Marechal Deodoro, das 8h às 17h.

Das 80 vagas, 80% são reservadas para estudantes que cursaram todo o Ensino Fundamental em escolas públicas, considerando-se também a renda familiar e a etnia dos candidatos.

PÓS GRADUAÇÃO

O IFAL também abriu 40 vagas para uma nova turma da Especialização em Educação e Meio Ambiente, que começará as aulas em 2019, no Campus Marechal Deodoro. O curso é totalmente gratuito e aprofunda a discussão sobre teorias e práticas alternativas para o tratamento do meio ambiente no Brasil e no mundo.

As inscrições estarão abertas de 3 de junho a 31 de julho de 2019. A seleção será feita em duas etapas: análise do pré-projeto de pesquisa e avaliação do currículo Lattes.  Das 40 vagas, 19 são reservadas para profissionais – professores e técnico-administrativos – da rede pública de ensino (estadual, municipal ou federal). Outras 10 vagas são destinadas às ações de políticas afirmativas, para negros, indígenas e quilombolas. As demais vagas são para ampla concorrência.

Para mais informações, CLIQUE AQUI.

CURSO (TRANSFERÊNCIA E EQUIVALÊNCIA)

Em Marechal Deodoro, será disponibilizado o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental; para quem deseja Transferência e Equivalência. Em outros municípios, abrirão vagas para outras áreas.

Para se candidatar a uma vaga pela modalidade de Transferência é necessário estar regularmente vinculado a um curso de graduação, no ano letivo de 2019, em outra instituição de ensino superior, ou no Ifal; estar cursando o mesmo curso, ou curso de área afim; ter concluído o primeiro período; ter coeficiente mínimo igual ou superior a 6,0 na IES de origem e apresentar toda a documentação exigida por este Edital.

No caso da Equivalência, é exigido o diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, ou revalidado no Brasil; apresentar Histórico escolar de conclusão de curso de graduação; ser fluente em Língua Portuguesa e ter passaporte com visto de permanência, caso seja estrangeiro.