Marechal Supera IDEB: Alunos do Fundamental I realizam teste de verificação de leitura e escrita

Texto: Antônio Carlos Souto

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do programa Marechal Supera IDEB, realizou o segundo teste com os alunos do 1º ao 5º ano da rede pública de ensino, na manhã desta segunda-feira (10). Com o diagnóstico, será verificado como está a aprendizagem dos alunos referente a fluência de leitura e a escrita, buscando um bom resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

O processo está sendo realizado nas turmas do primeiro ao quinto ano das 17 unidades educacionais do município que contam com Ensino Fundamental I. Os resultados do teste nortearão as intervenções e estratégias a serem realizadas após o recesso.

De acordo com a Secretaria de Educação, esta é mais uma etapa do plano de ação municipal que visa focar em três pilares: acompanhamento da frequência dos alunos, cumprimento do currículo e avaliações.

“Compreender, objetivamente, através de mecanismos eficientes o nível de fluência de leitura e habilidades de escritas de cada aluno matriculado na rede, fornecerá aos professores elementos que permitirão avaliarem a etapa em que se encontra seus alunos, traduzindo o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do primeiro semestre, apontando, acima de tudo o sucesso alcançado, mas também as fragilidades que ainda precisarão de atenção especial por parte dos professores. Desse jeito garantiremos um resultado satisfatório, quanto a leitura e escrita dos nossos alunos em qualquer avaliação a que sejam submetidos”, afirmou o superintendente de Educação, Dênisson Queiroz.

Ainda esta semana, os alunos também farão a Prova Alagoas. O próximo teste de diagnóstico será realizado somente antes da prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), antiga Prova Brasil.