Mais Educação: Escola Municipal Professora Lucas utiliza a tecnologia para alcançar a meta no IDEB

As atividades são postadas através de grupos de Whatsapp todos os dias, e os alunos devem responder a questões de Língua Portuguesa e Matemática

Texto: Sthefane Ferreira / Fotos: Wellington Alves

Usar a tecnologia como uma das ferramentas para alcançar a meta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). É este o intuito da Prefeitura de Marechal Deodoro, através da Escola Municipal Professora Lucas, nas Malhadas.

Os alunos do 5º ano “A” e 5º ano “B” agora contam com atividades de Língua Portuguesa e Matemática enviadas através de whatsapp. É por meio do aplicativo de mensagens que agora os alunos estudam para realizar a prova do IDEB. A ideia veio da coordenação do Programa Novo Mais Educação e do Escola 10.

“Eu tive a ideia de trazer a tecnologia a favor dos nossos alunos. Principalmente porque eles já ficam na escola o dia inteiro, e ficar usando somente o papel cansa. Então ao invés de usar o celular para outros fins, eles podem utilizar para responder as atividades que posto nos grupos. Então esse foi um meio que encontramos de estimular porque é um instrumento utilizado por eles”, explicou a coordenadora Eliete Araújo.

Esta é a única escola do município que conta com a inciativa. As atividades são postadas todos os dias, e alunos que não têm smartphone pode fazer o uso do celular dos pais ou do colega para responder as questões, colocando o nome e a alternativa da questão. Participam da atividade 60 alunos, divididos entre as duas turmas.

“Eles receberam a ideia com muita animação, porque antes não podia utilizar o celular na escola e com essa atividade podem fazer o uso. Quando criamos os grupos no aplicativo, deixamos claro que era somente para estudos, nada de vídeos e nem fotos”, concluiu a coordenadora.