Em reunião, Secretarias de Segurança Pública e Educação se unem em combate a violência escolar

A primeira reunião teve como objetivo fazer uma sondagem da situação de segurança municipal, assim como tratar sobre as dificuldades enfrentadas por cada unidade escolar.

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

Pondo em prática as ações de segurança no município, a Prefeitura de Marechal Deodoro iniciou uma parceria entre as Secretarias de Educação e Segurança Pública, na manhã desta quinta-feira (27). A parceria foi findada em uma reunião na Escola Municipal Ednalma Teixeira, na Barra Nova.

A reunião teve como objetivo fazer uma sondagem da situação de segurança municipal, assim como sondar as dificuldades enfrentadas por cada unidade escolar. Reunindo diretores escolares e técnicos da Educação, a iniciativa já prevê a implantação de vídeo monitoramento nas escolas, como também a estruturação do projeto Guarda Mirim.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel Jairisson Melo, o município está trazendo projetos que vislumbram a área da segurança escolar através da participação das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social.

“O trabalho será difícil, mas estamos cercados de bons profissionais, montamos uma boa equipe. Estamos recebendo apoio irrestrito do prefeito Cacau. O que precisamos agora é delinear as ações, buscar os recursos e colocar o pessoal em campo para buscar uma melhora na sensação de segurança na comunidade deodorense”

Já o pedagogo da Secretaria de Educação, Sandavyd Barros, falou da importância da união das secretarias em prol do combate a violências nas escolas.

“A educação tem sido um vetor muito grande nesse processo, dentro dessa parceria. Todos nós, professores, alunos, estamos submetidos a determinadas situações no nosso cotidiano, que nos impossibilita de realizar o nosso trabalho. É de extrema importância que não seja atuado apenas com a repressão, mas sim com ações que consiste na prevenção e conscientização de nossos jovens”, afirmou.