Cultura: Quadrilha Junina Show Nordestino abrilhanta as noites juninas de Marechal Deodoro

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

A Secretaria Municipal de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico está realizando mais um grande espetáculo com o grupo cultural “Terra dos Marechá”. Desta vez, durante os festejos juninos, o grupo montou a Quadrilha Junina Show Nordestino, que está abrilhantando as noites juninas de Marechal Deodoro. O grupo também participará de concursos de Quadrilhas Juninas em todo o estado.

Em seu segundo ano, a Junina Show Nordestino vem em 2019 com cerca de 80 componentes, sendo 50 dançarinos, 25 casais; um marcador e 17 pessoas no apoio. A novidade no ano é a montagem de uma banda, com 12 músicos, sendo todos deodorenses. A iniciativa vem movimentando os jovens e dando mais um atrativo cultural aos deodorenses.

Com o tema “Da Vida Quero Alegria, do Sertão Toda Energia”, o projeto da quadrilha está retratando a vida do povo nordestino, contando a história de um retirante que deseja abandonar o Sertão por conta da seca e morte. O enredo mostra que por meio de oração e fé, a chuva chegou no sertão e há fartura o ano inteiro.

O grupo cultural tem como objetivo fomentar a cultura e resgatar os folguedos regionais por meio de apresentações artísticas. Durante todo o ano são realizadas diversas apresentações nas mais diferentes épocas. As estruturas dos projetos culturais são todas custeadas pela Prefeitura de Marechal Deodoro, como forma de valorização da cultura local.

Pela primeira vez, a quadrilha irá participar de concursos. Além do Campeonato Alagoano de Quadrilhas Juninas, em que a Show Nordestino disputa um vaga para subir ao grupo especial, a junina irá participar dos concursos municipais de Satuba, Maragogi e Pilar.

De acordo com o secretário de Cultura, Diego Lima, a iniciativa é uma forma de valorizar nossa cultura e preservar nossos folguedos.

“Falar de quadrilha junina é falar de cultura e disso Marechal Deodoro entende. O grupo vem realizando um trabalho de resgate cultural e de re-apropriação para o deodorense. Precisamos resgatar esse amor pelo o que é nosso, e estamos trabalhando para isso”, afirmou.