Cultura: Quadrilha Deodorense Show Nordestino participará do Concurso Alagoano de Quadrilhas Juninas

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

A Quadrilha Junina Show Nordestino, do projeto cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico, participará pela primeira vez do concurso Alagoano de Quadrilhas Juninas. A quadrilha concorre no Grupos de Acesso e tentará subir para a primeira divisão.

Com o tema “Da Vida Quero Alegria, do Sertão Toda Energia”, a junina tentará uma vaga no Grupo Especial do Concurso Alagoano de Quadrilhas Juninas. A eliminatória acontece na próxima segunda-feira (24), no SESC Poço, em Maceió. As cinco quadrilhas com maiores notas serão classificadas para a final do concurso, que acontece na terça-feira (25), no mesmo local.

O projeto da quadrilha retrata a vida do povo nordestino, contando a história de um retirante que deseja abandonar o Sertão por conta da seca e morte. O enredo mostra que por meio de oração e fé, a chuva chegou no sertão e há fartura o ano inteiro.

O grupo cultural tem como objetivo fomentar a cultura e resgatar os folguedos regionais por meio de apresentações artísticas. Durante todo o ano são realizadas diversas apresentações nas mais diferentes épocas. As estruturas dos projetos culturais são todas custeadas pela Prefeitura de Marechal Deodoro, como forma de valorização da cultura local.