Prefeitura compra medicamentos para abastecer Unidades de Saúde do município

Os principais medicamentos são os correlatos que são direcionados a pacientes hipertensos e diabéticos

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária)

Com o intuito de garantir aos deodorenses o atendimento de qualidade e uma saúde mais digna, a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Saúde realizou a compra de quase 1 milhão de reais em medicamentos e materiais de saúde para o Centro de Abastecimento Farmacêutico (CAF), que distribui os produtos para todas as unidades de saúde do município.

O município realizou a compra dos principais medicamentos e dos correlatos – que são direcionados a pacientes hipertensos e diabéticos. No total, são mais de 190 tipos de medicamentos diferentes que irão garantir um abastecimento nas unidades de saúde no período de 90 a 120 dias.  A compra dos medicamentos é um investimento de R$ 942 mil reais em recursos do município.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, o município conta com 285 pacientes cadastrados que fazem o uso de fraldas descartáveis, além de 402 usuários que fazem o uso permanente de insulina e necessitam de seringas para tomar a medicação, tiras e lancetas de glicemia.

Pela primeira vez na história, Marechal Deodoro está seguindo uma lista preconizada pelo Ministério de Saúde que indica quais os medicamentos devem ter no município. Com isso, a quantidade de medicamentos disponíveis aumentou, atendendo com mais precisão as necessidades dos usuários.

Para a secretária de saúde de Marechal Deodoro, Tânia Queiroz, o município só tem a ganhar com os novos medicamentos, visto que os pacientes poderão fazer o uso dos remédios por mais de dois meses.

“É importante para os deodorenses essa compra de medicamentos. Eu recebi um médico que me disse que ama trabalhar em Marechal porque o paciente vai se consultar e já sai com o remédio em mãos. Não adianta fazer um diagnóstico e não ter o medicamento para o usuário. Então isso otimiza o atendimento e assim garantimos mais qualidade para os usuários”, explicou Tânia.