Prefeito Cacau e Ministro da Cidadania, Osmar Terra, visitam obras de requalificação de Patrimônio Histórico do município

As visitas as obras de requalificação do Largo de Taperaguá e readequação Museográfica e de Segurança do Museu de Arte Sacra Dom Ranulpho aconteceram na manhã desta quinta-feira (16), antecedendo a inauguração do Largo da Matriz.

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, acompanhado do Ministro da Cidadania, Osmar Terra, e da presidente do IPHAN, Kátia Bógea, visitou as obras de requalificação do Largo de Taperaguá e de readequação Museográfica e de Segurança do Museu de Arte Sacra Dom Ranulpho. As visitas aconteceram na manhã desta quinta-feira (16), antecedendo a inauguração do Largo da Matriz e da Casa de Câmara e Cadeia.

Cumprindo agenda em Marechal Deodoro, o ministro Osmar Terra iniciou a programação no bairro de Taperaguá. No local, o prefeito Cacau acompanhou as autoridades em uma visita a Igreja do Senhor do Bonfim, a mais antiga do município, seguido por uma vistoria a obra de requalificação do Largo de Taperaguá, que conta com recurso federal.

Com prazo de execução em até 14 meses, a obra de requalificação do Largo de Taperaguá está orçada em 6,1 milhões de reais proveniente do Governo Federal em convênio com o município. O projeto foi idealizado e produzido pela Superintendência de Patrimônio Histórico do município, avaliado e aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Em sequência, a comitiva seguiu uma visita a obra de readequação Museográfica e de Segurança do Museu de Arte Sacra Dom Ranulpho, no Centro Histórico. O espaço está passando por uma modificação na forma como serão expostas as peças, com expositores e divisões por conjuntos, a exemplo de sala do sino, sala da Paixão do Senhor, sala das Indumentárias e Objetos Litúrgicos, entre outros. O Museu também passa por uma restauração na parte elétrica e será climatizado.

Por fim, as autoridades seguiram para o Largo da Matriz, onde foi realizada a solenidade de inauguração do mesmo e da Casa de Câmara e Cadeia.