Prefeito Cacau e Ministro da Cidadania, Osmar Terra, entregam obras do Largo da Matriz e Casa de Câmara e Cadeia

Solenidade aconteceu na manhã desta quinta-feira (16). E contou com a presença do ministro da Cidadania, Osmar Terra.

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária) / Fotos: Wellington Alves

Acompanhado do ministro da Cidadania, Osmar Terra, o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, entregou a requalificação do Largo da Matriz, na manhã desta quinta-feira (16). Durante a solenidade também foi entregue a Casa de Câmara e Cadeia que juntos somaram um investimento de cerca de R$ 5 milhões de reais.

A partir de agora, o município poderá oferecer mais dois equipamentos para o fomento do turismo histórico local. O largo da Matriz de Nossa Senhora da Conceição passou por total revitalização, ganhando novas calçadas, novas tubulações de distribuição de água, de esgoto e rede elétrica subterrânea, além de sinalização, estacionamentos, jardinagem e saneamento.

Já a Casa de Câmara e Cadeia passou por grande manutenção, na parte estrutural e elétrica. Após a reforma, o local servirá como mais um atrativo turístico, além de ser sede da Secretaria Municipal de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico, Fundação Municipal de Ação Cultural e o atendimento do IPHAN.

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, falou da emoção em estar inaugurando mais um equipamento que vai desenvolver o turismo do município. “Conseguimos chegar a esse momento. Uma obra sonhada por todos que moram aqui na rua da Matriz, e conseguimos avançar por causa da parceria com o IPHAN. Esse largo está elevando a autoestima do deodorense. Tudo isso está fortalecendo e irá fortalecer ainda mais a geração de emprego e renda. O meu papel como prefeito é preparar a cidade para receber os turistas. Nos próximos dias vamos receber dezenas de turistas andando pelas ruas, comprando nosso artesanato e conhecendo nossa história”, disse o prefeito.

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, expôs que o município é um local rico em cultura e está passando por um grande momento de transformação. “Marechal Deodoro é um símbolo histórico para o Brasil. Aqui é a terra do pai da república, estou muito feliz em poder participar desse momento com vocês, é através desse dinamismo do prefeito Cacau que vim aqui. Vocês estão muito orgulhosos em estar num município que tem um futuro maravilhoso por que vocês têm a gestão do prefeito Cacau”, afirmou.

A presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Katia Bógea, falou da importância em entregar mais um equipamento para a população deodorense. “Marechal Deodoro é uma cidade que respira música, que tem o barroco, que tem paisagem e tudo isso se soma para que as pessoas queiram vir pra cá. O que estamos fazendo aqui é o dever de casa, qualificar a cidade para que possa receber o turista e sair daqui maravilhado, deixar dinheiro e assim movimentar a economia. E nós trabalhamos com esse intuito, de que o patrimônio é desenvolvimento social”, expôs Kátia.