Mais Educação: Escola Municipal Araújo Lobo implanta aulas de xadrez

O principal intuito é estimular os estudantes a organizar ideias e pensamentos

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária) / Fotos: Wellington Alves

Os alunos da Escola Municipal Dona Maria de Araújo Lobo, em Taperaguá, agora podem contar com aulas de xadrez. As aulas são oferecidas para os estudantes que fazem parte do Programa Novo Mais Educação.

Os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem podem participar do programa, que desenvolvem técnicas e habilidades em memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões. Os estudantes que participam, são os que estão entre o 6º e 9º ano. Para os alunos que estudam pela manhã, as aulas acontecem no período da tarde, já os que estudam pela tarde, as aulas são no período da manhã, como forma de reforço.

O xadrez envolve algumas disciplinas, entre elas, estão: matemática, que tem o intuito de explorar a geometria e as dimensões; artes em que serão exploradas as formas das peças através da pintura e técnicas com materiais recicláveis, entre outros.

De acordo com o coordenador do Programa Novo Mais Educação Ricardo Maciel, o xadrez dinamiza a aula e é necessário que os professores trabalhem essa técnica com os alunos.

“É de fundamental importância que os professores transmitam aos alunos os objetivos de trabalhar com o xadrez na escola. De imediato estamos realizando somente na Escola Araújo Lobo, mas qualquer escola que tiver interesse, também pode oferecer as aulas para os estudantes, desde que estejam incluídos no Mais Educação”, disse.