Imaculada Conceição: Padroeira de Marechal Deodoro é homenageada em exposição

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

A Secretaria Municipal de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico realizou a “Imaculada, Maria do povo deodorense”, uma exposição em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Marechal Deodoro. O acervo ficou disponível na quinta-feira (16) e sexta-feira (17), na Casa de Câmara e Cadeia, Centro Histórico.

A exposição em homenagem à padroeira de Marechal Deodoro traz como acervo imagens de devoção popular de Nossa Senhora da Conceição em diferente tamanhos, cores e épocas. No local também estava a tradicional e secular imagem de roca da Imaculada Conceição, que saia anualmente nas procissões.

Além disso, a exposição ainda contou com túnicas, mantos e véus doadas por fiéis deodorenses como forma de promessa. Algumas das vestimentas expostas contam com características do artesanato local, como o filé, crochê e labirinto. No local, ainda foi exposto uma réplica de um altar antigo com características das correntes artísticas definidas em algumas das igrejas históricas do município.

Um dos curadores da exposição, Jorge Henrique, explicou qual o intuito da iniciativa e falou sobre a devoção do povo deodorense a padroeira da cidade.

“A devoção do povo deodorense ao ícone de Maria elucida uma estreita relação existente e pré-existente na memória das pessoas, na cultura religiosa e no legado histórico. Essa exposição popular revela sua autenticidade e transporta-se como símbolo da fé local numa contribuição imaterial estabelecida pela devoção religiosa e pela prática cultural”.

Além de Jorge Henrique, a exposição ainda teve como curador o deodorense Allan Cristian e o secretário municipal de Cultura, Diego Lima.