Supera IDEB: Prefeito Cacau lança programa educacional

O programa municipal “Marechal Supera IDEB” tem como objetivo pôr em prática uma série de ações e iniciativas que contribuam no crescimento do IDEB de Marechal Deodoro.

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, junto a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), lançou o programa municipal “Marechal Supera IDEB”, que prevê um pacote de ações de incentivo e superação de metas para a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2019. O lançamento aconteceu na manhã desta quinta-feira (11), no NEI Ednalma Texeira, na Barra Nova.

O programa municipal “Marechal Supera IDEB” tem como objetivo pôr em prática uma série de ações e iniciativas que contribuam no crescimento do IDEB de Marechal Deodoro, investindo e implementando estratégias nas turmas do 2ª, 5ª e 9º anos de todas as unidades educacionais do município, que são turmas de transição.

Dentre as iniciativas do programa estão a implementação de um professor mediador, que vai assessorar as turmas envolvidas; um articulador escolar, que vai acompanhar a aprendizagem, a evasão e a frequência dos alunos, assim como a garantia do cumprimento do currículo.

Além disso, todas as turmas avaliadas irão realizar três avaliações anuais, tendo um já realizada, faltando apenas mais duas. Essas avaliações tem o intuito de identificar e combater as principais deficiências dos alunos, ou seja, quais descritores deverão ser trabalhados mais a finco.

O programa ainda conta com uma capacitação mensal com todos os professores, diretores e articuladores da rede municipal de ensino.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Amanda Alves, o programa foi idealizado com o intuito de desenvolver a educação e trazer grandes resultados para o município.

“Eu sinto que estou dando à luz a um filho hoje, porque esse programa vai trazer grandes benefícios para a educação municipal. É um conjunto de ações e estratégias que trabalha especificadamente essas três turmas [2ª, 5ª e 9º anos], mas que não deixa de trabalhar as demais. Estamos caminhando para uma educação cada vez melhor”, concluiu.

No local, também foram entregues as metas de notas de cada escola para o ano de 2019, que variaram entre 7 e 8, um pouco maior que a meta geral do Governo de Alagoas para o município de Marechal Deodoro, que é de 6,6. O critério avaliado para dar a meta de nota de cada escola se baseia na quantidade de alunos de cada escola.

“Entendemos que as escolas que tem menos turmas a serem avaliadas podem ter um trabalho mais específico, pela proximidade maior com as turmas, daí uma nota mais alta. Já as que tem mais turmas é mais complicado por ter uma demanda maior”, explicou a secretária Amanda Alves.

De acordo com a Lei Municipal 1.252 de 22 de outubro de 2018, as três escolas que mais se destacarem na nota do IDEB, todos os funcionários receberão uma bonificação de acordo com a classificação. A escola que ficar em primeiro lugar no IDEB terá abono de 50% do valor do salário base para todos os funcionários; em segundo lugar, o abono é de 30% e quem ficou em terceiro lugar, irá receber um abono de 10%.

Encerrando a solenidade, o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, utilizou das palavras para agradecer a equipe da SEMED por seus esforços e selar um novo compromisso com o desenvolvimento da Educação municipal.

“Hoje nós que estamos aqui, estamos em busca de um novo sucesso, de alcançar mais uma meta, porque nada na vida é impossível. Quando a gente acredita, tem perseverança, tem fé em Deus a gente consegue alcançar. O cargo de prefeito é passageiro, e eu quero passar por aqui e ter o orgulho de deixar a semente de uma educação de respeito, e uma das melhores do estado de Alagoas”, afirmou.

Na oportunidade, a secretaria de Educação entregou computadores para todas as unidades educacionais do município, sendo dois para a escolas municipais e um para os Núcleos de Educação Infantil. Também foram entregues pen-card com a orientação da Matriz Curricular para as equipes das escolas, composto ainda de material de apoio.