Secretaria de Saúde realiza ações de combate a hipertensão nas Unidades de Saúde do município

As palestras contam com a participação  dos alunos do curso de medicina do Centro Universitário Cesmac

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária)

Conscientizar os deodorenses sobre a hipertensão. É este o intuito da Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Saúde que vem realizando  um cronograma de ações nas unidades de saúde do município. As palestras estão contando com a participação dos alunos do curso de medicina do Centro Universitário Cesmac, após convênio firmado entre a instituição e a Prefeitura. Nessa terça-feira (16), a ação foi realizada no PSF do Denisson Amorim.

Nas ações são abordadas a importância de realizar consultas anualmente para rastrear as alterações no organismo que podem levar a hipertensão, além de falar sobre o controle e acompanhamento das pessoas que já tem a doença.

As enfermeiras das unidades de saúde também estão alertando os pacientes sobre a adesão de hábitos saudáveis para evitar doenças, entre elas, a hipertensão. Além disso, nas ações são feitas as aferições de pressão, medição de peso e altura dos usuários.

De acordo com a enfermeira do PSF do Denisson Amorim, Ruger Correia, o intuito das ações é garantir que os deodorenses se previnam sobre a hipertensão.

“Essas ações promovem saúde por meio da oferta de informações que passamos para os usuários das unidades de saúde do nosso município. Com essas ações visamos prevenir doenças ou o agravamento delas”, disse.

HIPERTENSÃO

De acordo com o Ministério de Saúde a hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.

A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

O problema é herdado dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como os hábitos de vida do indivíduo.