01 / 04 / 19

PSE inicia campanha contra mosquito da dengue nas escolas públicas do município

No total, 26 unidades educacionais em Marechal Deodoro estarão recebendo as ações da campanha. 

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

O Programa de Saúde na Escola (PSE), das Secretarias de Saúde e Educação, deu início a campanha de combate ao mosquito da dengue, Aedes aegypti, nas unidades educacionais do município, na manhã desta segunda-feira (01). A campanha iniciou pelos Núcleos de Educação Infantil Adélia Cavalcante e Sonho Feliz, respectivamente, em Taperaguá e Centro.

No total, 26 unidades educacionais em Marechal Deodoro estarão recebendo as ações da campanha, sendo 23 escolas municipais; duas estaduais: escola Rosa da Fonseca e Deodoro da Fonseca; e o Instituto Federal de Alagoas (IFAL). As atividades desenvolvidas nas unidades estão contando com o apoio de equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

Para o PSE, o mês de abril está iniciando com ações educativas de combate ao Aedes aegypti, com foco na promoção e prevenção do ciclo de reprodução do mosquito e os cuidados que devemos ter com essa doença, assim como a prevenção e tratamento da mesma. O programa está orientando a comunidade escolar de um modo geral por meio de palestras.

“As crianças são fundamentais na propagação das informações sobre o mosquito Aedes aegypti e as doenças por ele transmitidas, Dengue, Zika e Chikungunya, principalmente no âmbito familiar. Eles são peças chaves na mobilização, não só por levarem as informações para casa, mas na formação de uma sociedade mais consciente no futuro”, afirmou Isabele Araújo, coordenadora do PSE na Saúde.