11 / 04 / 19

Prefeitura inicia Campanha de Vacinação contra Influenza 2019

O público alvo da campanha é principalmente idosos a partir de 60 anos, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, entre outros. Vacina estará disponível em todas as Unidades de Saúde do município, das 8h às 16h. 

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária)

Proteger o público alvo contra a gripe por meio de vacinação, visando reduzir impactos nas doenças graves provocadas pelo vírus Influenza. É este o intuito da Campanha de Vacinação contra Influenza, que iniciou nessa quarta-feira (10). O público alvo deve procurar as Unidades de Saúde mais próximas de sua residência para se imunizar.

Em Marechal Deodoro, todas as Unidades de Saúde estarão disponibilizando a vacina para o público alvo da campanha, que são: idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, entre outros.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição, de acordo com o Ministério da Saúde, também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da gripe. A meta é imunizar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação.

Para isso, as unidades de saúde de Marechal Deodoro ficarão abertas de 08h às 16h para que todo o público possa ser vacinado e se prevenir do vírus da gripe, garantindo impacto na redução de doenças causadas pelo vírus.

Para se vacinar, é preciso que o deodorense leve o cartão de vacinas para a unidade de saúde, principalmente crianças para que o cartão vacinal seja atualizado.

De acordo com a coordenadora de Imunização de Marechal Deodoro, Alda Rodrigues, o Ministério da Saúde priorizou o foco da vacinação neste ano para as crianças.

“Nós estamos orientando que o público possa levar o cartão de vacina das crianças porque aproveitamos o ensejo e fazemos atualização do esquema. É muito importante que a população deodorense se conscientize para a vacinação, visto que, o vírus da Influenza pode acarretar em outras doenças. Será um mês inteiro em que as unidades de saúde do município terão esse como o principal foco”, contou.

Dia D

Para os deodorenses que não puderem se vacinar durante todo o mês de abril, haverá o dia D da campanha, que será realizado no dia 4 de maio, em dez unidades de saúde do município.

As unidades que estarão abertas no dia D, são: PSF Terra da Esperança e José Dias, PSF Estiva e Vila Altina, PSF Taperaguá, UBS Gislene Matheus, UBS Massagueira, PSF Barra Nova, PSF Francês, PSF Malhadas, PSF Tuquanduba e UBS Poeira. Essas unidades estarão abertas a partir das 8h até às 16h, durante o Dia D.

A doença

De acordo com a Agência Brasil, a influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes.

No Brasil, devido as diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza e em diferentes períodos nas unidades federadas.