Educação realiza formação com articuladores das escolas municipais

Na formação foi dado o ponta pé para as ações que serão realizadas durante todo o ano de 2019, visando bons resultados no IDEB.

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária) | Fotos: Wellington Alves

Com o intuito de continuar avançando nas avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nessa quinta-feira (04), uma formação com os articuladores das escolas municipais.

Esta é a primeira formação do ano de 2019 e contou com a participação dos articuladores do Programa Escola 10 – que é voltado para aos bons resultados nos índices do IDEB – o programa é um pacto da Secretaria de Educação do Estado integrando com as redes estadual e municipais.

Cada escola do município conta com um articulador que deve identificar as deficiências da escola e agir de acordo com as particularidades de cada uma, de acordo com o plano de ações do ano letivo, mas pensando em estratégias para elaborar ações que sanem ou diminuam as deficiências das escolas.

Na formação foi dado o ponta pé para as ações que serão realizadas durante todo o ano de 2019, visando bons resultados no IDEB, visto que, esse ano haverá avaliações. Além disso, foi mostrado para os articuladores as diretrizes que a Secretaria de Educação propôs para alavancar ainda mais as notas do IDEB em Marechal Deodoro.

Este ano serão dadas aulas de reforço nas turmas de 2ª, 5º e 9º ano, como forma de garantir e intensificar a preparação para as avaliações. Essas são as principais séries avaliadas pelo IDEB, porque se caracterizam por ser uma transferência de fases do aluno.

De acordo com a articuladora de ensino da Secretaria de Educação de Marechal Deodoro, Emanuelle Souza, esta foi a primeira de tantas reuniões que vão fortalecer ainda mais a Educação em 2019, e que a partir de agora as ações de intervenção já vão começar.

“O Escola 10 é um programa realizado em conjunto com o Governo do Estado que visa garantir melhorias na educação. Em Marechal Deodoro para ser iniciado o plano de ações nas escolas, nós realizamos antes essa formação como forma de apresentar o que será feito para esse ano, visando sempre os resultados do IDEB. Ao longo do ano iremos realizar outras formações para fortalecer ainda mais esse vínculo”, disse.