Educação: Prefeitura realiza I Encontro Municipal de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

Encontro será realizado nesta sexta-feira (12), a partir das 8h, no Núcleo de Educação Infantil (NEI) Ednalma Teixeira, na Barra Nova

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária)

Acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola, além de mobilizar a comunidade escolar para participar de atividades em prol da  educação. É este o intuito dos Conselhos Escolares, que estão realizado o I Encontro Municipal de Fortalecimentos dos Conselhos Escolares, nessa sexta-feira (12). O evento será realizado no Núcleo de Educação Infantil (NEI) Ednalma Teixeira, na Barra Nova, a partir das 8h.

O objetivo do encontro é capacitar os membros dos conselhos escolares sobre os aspectos das políticas educacionais, administrativas e financeiras da escola. E para isso, serão realizadas palestras e oficinas práticas envolvendo estudos de casos que norteiam o dia a dia escolar.

O Conselho Escolar é um órgão para a tomada de decisões realizadas na escola. O Conselho é formado pela representação de todos os segmentos que compõem a comunidade escolar, que são: alunos, professores, pais ou responsáveis, funcionários, diretores e a comunidade externa.

Além disso, cada Conselho tem suas ações respaldadas por meio do seu próprio Estatuto, que normatiza a quantidade de membros, formas de convocação para as reuniões, renovação do processo dos conselheiros, entre outros.

Em Marechal Deodoro existem 23 conselhos escolares, sendo que cada um atende 5 membros, que são compostos por diretor, presidente, tesoureiro, secretário e um conselheiro deliberativo. No total, são 115 pessoas em todos os conselhos, além de 15 colaboradores do setor pedagógico da Secretaria de Educação.

O coordenador de Programas e Projetos Educacionais de Marechal Deodoro, Ricardo Almeida, falou da importância do Conselho Escolar para o desenvolvimento da educação municipal.

“Os membros do conselho devem deliberar as normas internas da escola, acompanhar o calendário do inicio de cada ano letivo. É com isso que nós garantimos uma melhor educação em nosso município, com membros formados por equipes da escola, da Semed e também da comunidade. Assim, aos poucos iremos ter uma educação municipal totalmente desenvolvida”, disse.

Clique aqui para ver a programação completa.