Democracia e Saúde: Prefeitura realiza V Conferência Municipal de Saúde

A conferência teve como temática geral “Democracia e Saúde”, subdividida em eixos, como “Saúde como Direito”; “Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde”; “Financiamento do Sistema único de Saúde”.

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde realizou a V Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu nesta quinta-feira (11), no auditório do Centro Universitário CESMAC, Campus Marechal Deodoro.

A conferência, que é realizada de quatro em quatro anos, teve como temática geral “Democracia e Saúde”, subdividida em eixos, como “Saúde como Direito”; “Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde”; “Financiamento do Sistema único de Saúde”. A solenidade iniciou às 9h, com o hino nacional, a formação da mesa de abertura e a leitura da regulamentação da Conferência.

A secretária de Saúde de Marechal Deodoro, Tânia Queiroz, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da Conferência Municipal de Saúde para dar mais qualidade de vida e melhores condições a população deodorense.

“Eu quero agradecer por esse momento que é importantíssimo para nosso município. A conferência é um marco para a saúde do município, porque é aqui que nós vamos discutir onde é que está nossos problemas; vamos elaborar propostas juntos; para que a gente possa dar aos munícipes a saúde que eles merecem”, afirmou a secretária.

Já o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, listou os principais avanços da saúde durante sua gestão, a exemplo da reforma dos postos e do aumento salarial dos servidores da pasta. Cacau também falou da importância no investimento da saúde municipal.

“Estamos aqui em prol de uma saúde melhor. Em prol de críticas construtivas, para que a gente consiga dar passos mais largos para poder minimizar o sofrimento de quem é usuário do SUS. Todo investimento que a gente faz na saúde, o que a gente está melhorando, é com um intuito só: o bem-estar da população”, disse o prefeito.

Os principais pontos discutidos sobre melhorias serão levados para a Conferência Estadual, que acontece em maio. Sucessivamente as sugestões também serão levadas para a Conferência Nacional, realizada no mês de julho.

É na etapa municipal que serão eleitos os delegados que vão participar da etapa estadual, assim como serão formuladas as diretrizes para a saúde em três esferas, sendo elas: Estadual, do Distrito Federal e Nacional referentes ao tema e aos eixos temáticos.

O evento contou com a palestra da diretora de Gestão e Planejamento da Prefeitura de Maceió, Sônia Moura; além do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Jesonias da Silva; o presidente da Câmara de Vereadores de Marechal Deodoro, André Bocão; agentes de saúde, servidores públicos e integrantes do Conselho de Saúde.

Além disso, a banda de pífano Manuel da Hora realizou uma apresentação na abertura do evento.