Alunos do curso de Calceteiro iniciam aulas práticas

O curso tem duração de 40 horas e tem um total de 25 alunos inscritos

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária) / Fotos: Wellington Alves

Os alunos do curso de Calceteiro, promovido pela Prefeitura de Marechal Deodoro, iniciaram as aulas práticas, na manhã desta segunda-feira (29). Os inscritos no curso estão tendo a oportunidade de aprender na prática o que foi abordado nas aulas teóricas.

O curso tem a finalidade de capacitar e dá competência para o profissional que realiza pavimentação em paralelo. Nas aulas teóricas são abordados e explicados sobre a diferença das pedras mais utilizadas na profissão e uma série de informações. Um dos principais pontos discutidos é a parte de nivelamento, caimento da água e linha d’água. São essas partes que garantem que o aluno esteja apto para realizar o trabalho com segurança, garantindo benefícios à população.

“Antes de iniciar os trabalhos, o calceteiro precisa receber direcionamento do mestre de obras para poder fazer o trabalho do assentamento das pedras. E para que isso aconteça ele precisa entender sobre galerias e bocas de lobo, para garantir que a água percorra o caminho correto”, explicou o professor Pedro Galdino.

O curso de calceteiro tem um total de 40 horas, sendo dividido em duas semanas, com aulas de segunda a sexta. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) garantiu todo o material didático para os inscritos. Além disso, todos os dias são servidos lanches para os alunos do curso.