22 / 03 / 19

Secretaria de Turismo recebe programa Bandeira Azul para avaliar praias do município

A visita teve como objetivo avaliar a potencialidade das praias do município para adentrar ao Programa Bandeira Azul e receber certificação ambiental internacional

Texto: Antônio Carlos Souto

A Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico recebeu a Coordenadora Nacional do projeto Bandeira Azul, Leana Bernardi, na manhã dessa quinta-feira (21), para uma visita técnica em Marechal Deodoro. A visita teve como objetivo avaliar a potencialidade das praias do município para adentrar ao Programa Bandeira Azul e receber certificação ambiental internacional.

O Projeto Bandeira Azul, que é uma iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education – Fundação para Educação Ambiental), tem como objetivo tornar uma das praias do município com certificação ambiental internacional, elevando assim o grau de conscientização dos cidadãos e dos demais envolvidos no desenvolvimento do turismo. No Brasil, o projeto é tocado pelo Instituto Ambientes em Rede, com sede em Florianópolis/SC.

Caso atenda aos critérios do programa, a praia deodorense selecionada se tornará a primeira praia de Alagoas a receber o certificado, aumentando o fluxo de turistas nacionais e internacionais. As visitas técnicas estão sendo realizadas entre os dias 19 a 23 de março nas praias do litoral norte e sul do Estado.

Para ser eleita, a praia avaliada precisa ter oficialmente uma área de banho com pelo menos um ponto de coleta para análise de qualidade de água. Além disso, o nome e as fronteiras da praia devem ser reconhecidos oficialmente.

Nos casos das Marinas, para ser eleita é necessário que tenha área para barcos de passeio, à vela e/ou a motor, podendo estar localizada em águas costeiras/marinhas ou interiores.