Prevenir 2019: Prefeitura inicia serviços no Barro Vermelho, Taperaguá e canais

A ações tem o objetivo de combater os problemas e procurar soluções para os transtornos causados pelas fortes chuvas no município.

Texto: Antônio Carlos Souto

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio do Programa Municipal Prevenir – Comitê de Prevenção às Enchentes – está realizando serviços na Barra Nova, Taperaguá, Barro Vermelho e na região do Riacho Velho. As ações têm o objetivo de combater os problemas e procurar soluções para os transtornos causados pelas fortes chuvas no município.

Após as enchentes que afetaram o município em 2017, o município criou o programa Prevenir, que realiza ações de combate a cheias, alagamentos e os demais transtornos causados por fortes chuvas. O programa iniciou na última segunda-feira (18) e já vem realizando diversos serviços nos quatros cantos da cidade.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) iniciou a limpeza das galerias da Rua São Pedro, no Centro Histórico, e da Rua Múcio Amorim, na Barra Nova; também a limpeza de vários trechos do Rio da Estiva, além do conserto de tubulações na estrada do Broma, nas proximidades do Sítio Volta D’água.

Na manhã desta quarta-feira (20), o SAAE também iniciou a limpeza das galerias na Rua dos Cornos e Rua das Pulgas, na Barra Nova. Já a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras enviou equipes para o bairro de Taperaguá com o serviço de alargamento e limpezas das margens do Rio Estiva.

As equipes da Infraestrutura ainda realizaram terraplanagem na estrada que dá acesso ao Riacho Velho, próximo ao balneário Broma.

O coordenador do programa, Luciano Vasconcelos, destacou os principais pontos positivos do programa e garantiu aos esforços das equipes para a resolução dos problemas.

“A gente está conseguindo dar mais mobilidade aos rios, o fluxo de água tem aumentado e a gente tem impedido que haja esse acúmulo de água, que melhora até a locomoção do pescador por dentro dos rios. Além disso, a limpeza dos lixos das galerias evitou o alagamento das ruas”, afirmou.