Meio Ambiente: Prefeitura inicia implantação de coleta seletiva nas unidades educacionais do município

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

A prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento, Agricultura, Pesca e Aquicultura, está dando continuidade as ações de implantação da coleta seletiva no município. Desta vez, a Escola Governador Luiz Cavalcante, em Taperaguá, foi a escolhida. A iniciativa deve ser ampliada para mais 11 escolas municipais.

Durante a manhã desta quarta-feira (27), as equipes do Meio Ambiente e da Cooperativa de Catadores de Marechal Deodoro (COOPMAR), estiveram junto com os alunos da Escola Governador Luiz Cavalcante para falar da importância da sustentabilidade e ensinar, a estudante e funcionários, como fazer a coleta seletiva na unidade.

Essas ações têm o intuito de garantir a destinação correta dos resíduos sólidos por meio da coleta seletiva e a inclusão produtiva dos catadores de materiais recicláveis da COOPMAR. A orientação é que as instituições separam os resíduos adequadamente para que COOPMAR faça a coleta rotineiramente.

Atualmente, a Escola Lídia Rodrigues de Oliveira, na Massagueira de Baixo, já iniciou a coleta, seguida agora pela Escola Governador Luiz Cavalcante. O Instituto Federal de Alagoas (IFAL), campus Marechal Deodoro, também já vem contribuindo com a coleta seletiva. No total, 13 unidades educacionais no município passarão a destinar corretamente seu lixo.

De acordo com a assessora técnica da Secretaria de Meio Ambiente, Aline Lima, esse é mais um feito importante para o município.

“Com essa parceria, nós iremos melhorar ainda mais a coleta que já temos no município, e com isso gerar renda para as 25 famílias que dependem da Coopmar para o sustento. As escolas geram uma grande quantidade de resíduos, e isso irá beneficiar os cooperados ainda mais”, disse.