07 / 03 / 19

Em 2019, Carnaval de Marechal Deodoro é um dos grandes destaques de Alagoas

As festividades carnavalescas iniciaram com o Baile Municipal e durante mais de quatro dias, foliões aproveitaram blocos, shows turísticos e matinês. 

Seja no apoio aos mais de 100 blocos carnavalescos ou na grande estrutura de segurança, a cidade de Marechal Deodoro, conhecida como “Terra do Músico”, se destacou em Alagoas pelo grande Carnaval de 2019. A festividade de momo na cidade contou com uma grande programação cultural, valorização dos blocos de rua, apresentações artísticas, atendimentos de saúde e grande segurança.

CULTURA

Além do aporte financeiro ou orquestras de frevo cedidas aos mais de 100 blocos de rua do município, que desfilaram pelas ruas da cidade, a programação cultural de 2019 foi marcada pelo segundo ano do Baile municipal de Marechal Deodoro, na quinta-feira (28). A festa reuniu família e amigos no Centro Histórico para uma noite de fantasia, muito frevo, axé e animação.

Centenas de deodorenses desfilaram pelas ruas do sítio histórico. Na sexta-feira (01), acompanhados por bonecos gigantes no Bloco O Proclamador que às 00h saiu do Palácio Provincial e percorreu as principais ruas do Centro Histórico.

Na Praia do Francês, os visitantes e deodorenses que estiveram no local puderam também contar com uma matinê. Das 15h às 20h, Orquestras de Frevo animaram foliões do sábado (02) a terça-feira (05), no Espaço Gourmet, na Orla Marítima.

SHOWS ARTÍSTICOS

No Cais na Lancha, Centro Histórico, foram realizados shows artísticos todas as noites, das 22h às 4h, do sábado (02) até a terça-feira (05).

Durante a noite do Sábado de Zé Pereira (02), deodorenses e visitantes se divertiram ao som da banda deodorense “Os Penetras”, seguido pelo som da banda “SeeWay”. O domingo (03) foi marcado pela alegria da cantora Fabi Canuto e a reverência da banda Cavaleiros do Forró em uma versão “elétrica”.

Na segunda-feira (04), foi a vez do “Axezão do Impacto” e banda “O Rodo da Bahia”. Já a terça-feira (05), a banda Cannibal e o cantor Julinho Porradão encerraram a programação oficial das noites de shows populares.

Os shows aconteceram no palco oficial, localizado no Cais da Lancha, a partir das 21h.

SEGURANÇA

Para garantir a segurança e o ordenamento das festividades carnavalescas em Marechal Deodoro, o prefeito Cláudio Filho Cacau, junto a promotora de Justiça, Amélia Adriana e representantes dos órgãos de segurança estaduais e municipais assinaram o Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC), em que constam as regras para o Carnaval 2019.

O TAC ajudou a ordenar blocos, estabelecer regras e horários durante o Carnaval, como forma de garantir a tranquilidade de uma festa para todos.

Durante os quatros dias de festividades no Centro da cidade, fizeram a segurança centenas de Policiais Militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE); Batalhão de Polícia de Trânsito; Rádio-Patrulha; assim como a Guarda Municipal e Fiscais da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito.

SAÚDE

Durante a festividade de Carnaval 2019, a Prefeitura de Marechal Deodoro registrou mais de 1,1 mil atendimentos médicos nas unidades de Urgência e Emergência em todo o município.

O município ainda implantou mais um ponto de atendimento próximo aos shows, com o intuito de diminuir as demandas do Centro de Urgência e Emergência 24h e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Irmã Dulce.

No total, foram registrados 479 atendimentos no Centro de Urgência e Emergência 24h, que fica localizada no Centro Histórico, sendo da sexta-feira (02) à terça-feira (05).  Já na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Irmã Dulce, no Francês, foram atendidos 618 pacientes, também da sexta-feira (02) à terça-feira (05). No Ponto da Saúde, implantado próximo aos shows artísticos, Cais da Lancha, foram contabilizados 75 atendimentos.

COMÉRCIO E RENDA

Churrasco, cerveja, passaportes, caipirinhas e batata frita foram alguns dos produtos comercializados no período do Carnaval 2019. A festividade de momo gerou renda para mais de 30 ambulantes deodorenses, além de movimentar o comércio local.

Quem foi aproveitar os shows, que aconteceram na Orla Lagunar, puderam dar uma conferida nas barracas espalhadas pelo Cais da Lancha e consumir alguns dos produtos.

A ambulante Ana Lúcia, que vendeu churrasco e cerveja, contou que a Prefeitura de Marechal Deodoro priorizou neste carnaval os ambulantes deodorenses, com isso, ela afirma que o lucro superou suas expectativas.

“Todos os dias eu tive que repor minhas mercadorias. Juntando todos os dias eu obtive um lucro de dois mil reais, e eu não esperava que seria tudo isso, esperava bem menos. Agora sim os ambulantes de Marechal Deodoro têm vez”, disse.

MEIO AMBIENTE 

Visando garantir um Carnaval mais sustentável, os mais de 100 blocos que percorreram as ruas de Marechal Deodoro ficaram responsáveis em recolher todas as latinhas e materiais recicláveis que ficavam espalhados pelas ruas do município.

Os materiais recolhidos foram encaminhados para a Cooperativa dos Catadores de Marechal Deodoro (Coopmar), que irá garantir renda para os mais de 20 cooperados.

Além disso, após receber mais duas “ciclolix”, bicicletas sustentáveis, os cooperados da Coopmar percorreram as ruas da cidade, durante todo o período das festividades carnavalescas, para recolher materiais que serviam para a reciclagem.

TURISMO

Durante o período das festividades carnavalescas, a Praia do Francês, contou com cerca de 90% de ocupação nos hotéis e pousadas espalhados pelo local. Para quem esteve hospedado na região durante o carnaval, a Prefeitura de Marechal Deodoro realizou matinês, com orquestras de frevo, que iniciavam a partir das 15h30 e seguiam até o início da noite.

As orquestras de frevo do município levaram bastante animação para os banhistas e também para a comunidade local. Por ficar localizado na orla marítima da Praia do Francês, os comerciantes do Espaço Gourmet foram beneficiados com vendas.

O Secretário de Turismo, Victor Alvim falou que a Praia do Francês foi um dos destinos mais procurados pelos turistas.

“O Carnaval na Praia do Francês foi muito bom, e se tornou um dos destinos mais procurados no período das festividades. A economia girou no próprio município, tanto para os empresários quanto para os ambulantes. Os turistas participaram bastante das matinês, e contaram que iriam voltar outros anos”, disse.