Crescer Saudável: Prefeitura implanta programa de combate a obesidade nas escolas municipais

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

As Secretarias de Saúde e Educação, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), iniciaram nesta segunda-feira (11) as ações do Crescer Saudável, um programa que tem por objetivo combater a obesidade e desenvolver hábitos saudáveis aos alunos da rede pública municipal. As ações iniciaram no Núcleo de Educação Infantil Adélia Cavalcante, em Taperaguá.

De acordo com o PSE, o programa Crescer Saudável consiste em um conjunto de ações articuladas, a serem implementadas na Rede de Atenção à Saúde do SUS para garantir o adequado acompanhamento do crescimento e desenvolvimento na infância, com vistas a prevenir, controlar e tratar a obesidade infantil.

As ações iniciaram pelo Núcleo de Educação Infantil Adélia Cavalcante, em Taperaguá, e seguem para as demais unidades educacionais do município de acordo com um calendário pré-agendado pela diretoria do Programa Saúde na Escola.

Durante as ações do programa, serão realizadas atividades abrangendo os cuidados relativos à alimentação e nutrição, com profissionais do município, das áreas da nutrição, fisioterapia e educação física. Essas atividades se consistem em brincadeiras, dinâmicas e histórias que exercitem as crianças e as atentem para uma alimentação mais saudável.

O programa também tem por premissa o planejamento das ações de enfrentamento da obesidade frente à realidade do município, fortalecendo a vigilância alimentar e nutricional de crianças de 0 a 10 anos de idade da rede pública de ensino. Essas medidas estão sendo tomadas estruturando e qualificando as ações de promoção da alimentação adequada e saudável e práticas corporais e atividade física.

A implantação do programa no município visa atender as recomendações listadas no Anexo II da Portaria nº 2.706/2017, em que especifica que os municípios prioritários, a exemplo de Marechal Deodoro, devem implementar as ações em virtude da prevalência de obesidade observada em crianças menores de 10 anos de idade.