22 / 03 / 19

Artesãs deodorenses organizam desfile de moda em filé

Evento acontece no próximo sábado (30), na Rua Barão de Alagoas – Rua Fechada, como forma de homenagear as artesãs e o artesanato deodorenses

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária)

Marechal Deodoro é um dos municípios com maiores potencialidades turísticas em Alagoas. Entre seus maiores destaques está o filé, uma renda com característica da cidade e que até hoje é considerada uma fonte de renda para as artesãs deodorenses. Com isso, visando valorizar e homenagear as artesãs do município, a Prefeitura de Marechal Deodoro irá realizar mais uma edição do Desfile de Moda em Filé.

O evento acontece no sábado (30), na Rua Barão de Alagoas (Rua Fechada), Centro Histórico, a partir das 20h. Uma enorme variedade de peças será apresentada na passarela, montada no espaço do desfile. Blusas, vestidos, saias de modelos variados serão algumas das peças apresentadas na noite.

No entanto, uma comissão formada por quatro artesãs, estão produzindo peças exclusivas para o desfile. De acordo com a artesã deodorenses, Jarinete Alves, conhecida por Dona Jal, as peças que estão sendo produzidas são novas e diferenciadas. Ela contou que os produtos estão sendo feitos exclusivamente para o desfile.

“As peças que nós iremos produzir estarão disponíveis para a venda no mercado. Essas peças são bastantes diferentes do que produzimos no dia a dia, elas estão sendo feitas com total exclusividade para esse desfile”, contou.

Além das peças diferenciadas, as que estão expostas no Mercado das Rendas e Bordados também serão apresentadas no desfile. Outras peças que também são comercializadas no local, irão compor as combinações, a exemplo dos acessórios que também são comercializados no Mercados das Rendas.

A artesã Jarinete Alves, contou ainda que o desejo das artesãs deodorenses é que outras cidades de Alagoas e de outros estados possam conhecer as rendas produzidas em Marechal Deodoro. De acordo com ela, o desfile é uma forma de levar o artesanato deodorense para pessoas de outras cidades.

“O filé é um Patrimônio Histórico de Alagoas e precisa ser cada vez mais valorizado. Se as pessoas soubessem o trabalho que temos, a delicadeza em fazer uma peça, jamais trataria o filé como uma peça qualquer. E com esse desfile, nós teremos a oportunidade de sair daqui, de mostrar para o Brasil as potencialidades do nosso artesanato”, disse.

O Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Victor Alvim, falou da importância de divulgar o artesanato de Marechal Deodoro. Segundo ele, com esses eventos o município consegue atrair turistas e assim gerar economia para os deodorenses.

“Marechal Deodoro tem muitos exemplos do que há de mais belo no artesanato, e isso é mostrado com o filé, o labirinto e todas as rendas produzidas na nossa cidade. O Mercado dispõe de uma potencialidade muito grande e isso precisa ser mostrado para as cidades do Brasil”, disse o secretário.