6 de fevereiro de 2019

Prefeitura e Coopmar implantam Coleta Seletiva no IFAL

Desde o ano passado foram disponibilizados espaços para que colaboradores e alunos descartassem materiais produzidos no Campus, a partir de agora, também será permitido levar das residências. Moradores do entorno também podem descartar materiais recicláveis. 

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária) / Fotos: Wellington Alves

Em mais uma parceria com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento, Pesca, Agricultura e Aquicultura, junto a Cooperativa dos Catadores de Marechal Deodoro (Coopmar), irá implantar a coleta seletiva no Campus. A partir de agora, alunos, funcionários e toda a comunidade no entorno do Instituto poderá descartar materiais recicláveis na unidade de ensino.

Desde o início deste mês, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente estão visitando as salas de aula do Campus para passar todas as informações necessárias para os estudantes. O Instituto já disponibiliza contêineres para que os alunos possam levar os resíduos de suas residências.

No ano passado, a Secretaria de Meio Ambiente, junto ao Instituto Federal disponibilizou espaços para que os materiais produzidos no Campus fossem descartados. No entanto, a partir de agora, funcionários, alunos e toda a comunidade no entorno poderá descartar o material reciclável produzido em casa.

Com isso, todas as segundas, quartas e sextas, o caminhão que coleta os resíduos nos estabelecimentos do município irá passar no IFAL, para coletar os materiais recicláveis.

A assessora técnica da Secretaria de Meio Ambiente, Aline Lima, falou sobre a importância dessa parceria para o município e para Coopmar.

“No ano passado, a gente implantou essa coleta, mas somente para os resíduos produzidos aqui no Campus, agora estamos disponibilizando espaços para que os alunos e funcionários tragam também de suas residências. Além disso, os moradores de todo o entorno daqui do Ifal também poderão trazer de casa os resíduos recicláveis”, disse.

De acordo com o coordenador de administração do IFAL, Artur Barbosa, implantar a coleta seletiva já era uma vontade antiga da direção do Campus, e só agora estão conseguindo, através da parceria com a Prefeitura.

“O primeiro passo foi informar para os colaboradores a importância e como eles deveriam atuar nisso. Agora, estamos passando as informações para os alunos, para que possam trazer materiais de casa, e assim, iremos beneficiar o meio ambiente e também gerar renda para as famílias da cooperativa”, expôs.