5 de fevereiro de 2019

Prefeitura de Marechal Deodoro realiza semana pedagógica do ano letivo de 2019

Durante toda esta semana, professores de todas as escolas municipais estarão participando da Semana Pedagógica

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária) / Fotos: Wellington Alves

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Educação está realizando a Semana Pedagógica de 2019. Durante toda essa semana, professores da rede municipal estarão se preparando e organizando todos os trabalhos que serão executados no decorrer de todo o ano. A Semana Pedagógica iniciou nessa segunda-feira (04) e segue até a sexta-feira (08).

A iniciativa é uma prática antiga dentro da educação, em que a Secretaria escolhe a semana que antecede o início das aulas e capacita os professores para que possam se inteirar sobre as demandas do ano. Um diferencial na atual gestão é que essas informações são passadas pelos próprios técnicos da Semed.

Durante a semana, estão sendo abordadas a utilização eficiente do livro didático enquanto recurso determinante para garantir o direito de aprendizagem dos alunos, planejamento eficiente para uso dos livros didáticos e garantias legais dos direitos de aprendizagem a partir dos documentos oficiais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Estão participando da capacitação os professores da Educação Infantil (Maternal, Pré I e Pré II) Ensino Fundamental ( 1º ao 5º), Ensino Fundamental II (6º ao 9º) e Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

De acordo com a secretária de educação do município, Amanda Alves, durante a semana pedagógica serão apresentados todos os resultados das avaliações diagnósticas do ano passado e ver formas de organizar e melhorar os índices e a aprendizagem dos alunos.  A secretária ainda falou que capacitar os professores é uma forma de valorizar o trabalho executado por eles.

“Desde o ano passado temos desenvolvido um ciclo de capacitações. Esse ano iniciamos o ano letivo com uma capacitação sobre o livro didático, para que os professores possam entender que o livro didático é mais uma ferramenta que pode influenciar na aprendizagem dos alunos. A Semana Pedagógica é o grande momento do ano letivo, é o início de onde a gente pretende planejar junto com os professores como vai ser o ano. Nós estamos lidando com uma recepção muito positiva dos professores, o fato da gente ter introduzido esses momentos fazem com que eles entendam que estão na sala de aula, mas que também tem nosso apoio para o desempenho do trabalho e sintam-se valorizados”, explicou.

Para a professora da rede municipal Kássia Mayra, a semana pedagógica é uma oportunidade para que os professores possam se capacitar.

“Quando a educação dispõe para o professor aprender mais, a gente garante um futuro melhor para as crianças, com uma melhor didática e prática na sala de aula. E isso é uma das formas de valorizar o trabalho do professor, porque antes nós só éramos cobrados e agora, nesta gestão, nos dão condições. Quando oferecem materiais adequados e nos proporcionam esses momentos, com certeza é uma valorização do professor”, disse a professora.