Prefeitura de Marechal Deodoro realiza semana pedagógica do ano letivo de 2019

Durante toda esta semana, professores de todas as escolas municipais estarão participando da Semana Pedagógica

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária) / Fotos: Wellington Alves

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Educação está realizando a Semana Pedagógica de 2019. Durante toda essa semana, professores da rede municipal estarão se preparando e organizando todos os trabalhos que serão executados no decorrer de todo o ano. A Semana Pedagógica iniciou nessa segunda-feira (04) e segue até a sexta-feira (08).

A iniciativa é uma prática antiga dentro da educação, em que a Secretaria escolhe a semana que antecede o início das aulas e capacita os professores para que possam se inteirar sobre as demandas do ano. Um diferencial na atual gestão é que essas informações são passadas pelos próprios técnicos da Semed.

Durante a semana, estão sendo abordadas a utilização eficiente do livro didático enquanto recurso determinante para garantir o direito de aprendizagem dos alunos, planejamento eficiente para uso dos livros didáticos e garantias legais dos direitos de aprendizagem a partir dos documentos oficiais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Estão participando da capacitação os professores da Educação Infantil (Maternal, Pré I e Pré II) Ensino Fundamental ( 1º ao 5º), Ensino Fundamental II (6º ao 9º) e Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

De acordo com a secretária de educação do município, Amanda Alves, durante a semana pedagógica serão apresentados todos os resultados das avaliações diagnósticas do ano passado e ver formas de organizar e melhorar os índices e a aprendizagem dos alunos.  A secretária ainda falou que capacitar os professores é uma forma de valorizar o trabalho executado por eles.

“Desde o ano passado temos desenvolvido um ciclo de capacitações. Esse ano iniciamos o ano letivo com uma capacitação sobre o livro didático, para que os professores possam entender que o livro didático é mais uma ferramenta que pode influenciar na aprendizagem dos alunos. A Semana Pedagógica é o grande momento do ano letivo, é o início de onde a gente pretende planejar junto com os professores como vai ser o ano. Nós estamos lidando com uma recepção muito positiva dos professores, o fato da gente ter introduzido esses momentos fazem com que eles entendam que estão na sala de aula, mas que também tem nosso apoio para o desempenho do trabalho e sintam-se valorizados”, explicou.

Para a professora da rede municipal Kássia Mayra, a semana pedagógica é uma oportunidade para que os professores possam se capacitar.

“Quando a educação dispõe para o professor aprender mais, a gente garante um futuro melhor para as crianças, com uma melhor didática e prática na sala de aula. E isso é uma das formas de valorizar o trabalho do professor, porque antes nós só éramos cobrados e agora, nesta gestão, nos dão condições. Quando oferecem materiais adequados e nos proporcionam esses momentos, com certeza é uma valorização do professor”, disse a professora.