Prefeito Cacau autoriza início da construção da sede do CREAS, no bairro da Poeira

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

O prefeito de Marechal Deodoro, Claudio Filho Cacau, assinou a ordem de serviço para a construção do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) no bairro da Poeira. A solenidade aconteceu na manhã desta terça-feira (19) e contou com a presença de lideranças do bairro, comunidade e servidores públicos.

Orçada em cerca de 500 mil reais em recursos próprios do município, o projeto contempla um espaço de quase 300m². A obra está prevista para ser concluída em seis meses e irá dar oportunidades de emprego para dezenas de deodorenses: exigência do prefeito Cacau às empresas licitadas.

Em sua fala, durante a solenidade, o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, reafirmou seu compromisso com a comunidade e garantiu mais uma obra que vai contribuir no desenvolvimento social do município.

“Essa obra aqui é de muita importância para os servidores do CREAS, que vivem em uma realidade de casa alugada. Agora com esse projeto, vamos conseguir direcionar melhor as atividades e mudar a vida de diversas pessoas. Temos muito o que avançar. Vamos estar sempre de mãos dadas, ao lado de todos vocês que fazem a Assistência Social, para que a gente consiga dar ao povo o que for necessário”, afirmou.

De acordo com a coordenadora do CREAS em Marechal Deodoro, Quésia Araújo, o espaço dará mais dignidade aos servidores e usuários deodorenses. Além disso, ela afirma que a obra está dentro dos padrões exigidos pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), o que comprova que o prefeito é um gestor que realmente está realizando um trabalho sério e com compromisso a comunidade.

“A obra atende as instalações que estão exigidas pela MDS; melhores condições para os funcionários e usuários que dependem do serviço. Quando o usuário chega aqui, já vem com seus direitos violados, então quando você vai para um ambiente em que não tem instalações adequadas você acaba violando mais um direito, e aqui nós vamos garantir melhores condições para usuários”, afirmou.

O CREAS de Marechal Deodoro, que faz parte da Secretaria Municipal de Assistência Social, já tem planejamento definido para todo o ano. A programação é específica e dividida a cada mês. Dentre as atividades do CREAS, está o acompanhamento de família e indivíduos que sofreram violação de seus direitos, seja criança, idosos, deficientes, moradores de rua, além de casos como discriminação de gênero.