Com o apoio da Prefeitura, Catadores de Marechal Deodoro recebem mais uma “bicicleta coletora”

A Iniciativa faz parte do projeto “Relix”, uma parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), junto ao SESI e SEBRAE, que realiza doações de “ecobicicletas”

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária) | Fotos: Sistema Fiea

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento, Agricultura, Pesca e Aquicultura, junto a Cooperativa de Catadores de Marechal Deodoro, recebeu, na manhã desta terça-feira (12), mais uma Ciclolix, bicicleta ecológica que facilita a coleta de lixos recicláveis nas residências e eventos do município.

A Iniciativa faz parte do projeto Relix, uma parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), junto ao SESI e SEBRAE, que realiza doações de “ecobicicletas”.

As bicicletas doadas pelo Sesi visa dar mais dignidade e segurança aos catadores além de possuir grande capacidade de carregar materiais recicláveis.

Um dos cooperados da Cooperativa de Catadores de Marechal Deodoro (Coopmar), Jeferson da Silva Reis, contou que tem orgulho da profissão e que tem boas expectativas com a nova Ciclolix.

“Essa bicicleta vai trazer evolução para nossa renda na cooperativa porque tem muitas famílias que precisam disso e nós não temos vergonha dessa profissão. Vamos utilizar a bicicleta para fazer a limpeza na cidade e na Praia do Francês. Essa bicicleta chegou em boa hora. Ganha a sociedade”, destacou.

De acordo com a assessora técnica da Educação Ambiental do município, Aline Lima, a nova ferramenta de trabalho beneficiará os catadores da Cooperativa, além de garantir grandes feitos ao meio ambiente.

“Vai ser mais uma alternativa para a coleta porta a porta nas residências, além de eventos do município em que gerem materiais recicláveis, como latas, copinhos de água, entre outros utensílios. Também facilitará a coleta em estabelecimentos próximos a cooperativa. Assim, geramos renda aos catadores e garantimos uma cidade mais limpa e reciclável”, afirmou a técnica.