20 de fevereiro de 2019

Carnaval 2019: Secretaria de Cultura prepara novos “Bonecos Gigantes” para a segunda edição do bloco “O Proclamador”

A Secretaria Municipal de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico já está a todo vapor na reforma e confecção de novos “Bonecos Gigantes”:

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

Um marco da nova formatação do Carnaval de Marechal Deodoro foi a criação do bloco “O Proclamador”, que arrastou centenas de foliões durante as primeiras horas da madrugada do sábado de Zé Pereira, em 2018. Não diferente do último ano, a Secretaria Municipal de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico já está a todo vapor na reforma e confecção de novos “Bonecos Gigantes”: grande diferencial do bloco.

Em 2018, seu primeiro ano de desfile, o bloco “O Proclamador” levou diversos foliões as ruas do Centro Histórico de Marechal Deodoro, seguindo um boneco gigante de Manuel Deodoro da Fonseca, “O Proclamador”.  Além disso, também saíram nas ruas mais dois bonecos, Dona Celina e Seu Zezinho Romeiro, duas figuras ilustres do município referências, respectivamente, para as Baianas e para os Músicos deodorenses.

Os bonecos passaram por reforma e já  estão quase prontos para desfilar no Carnaval 2019. A artesã e técnica da Secretaria Municipal de Cultura, Denise Evaristo, contou como foi reformar os bonecos e falou da expectativa para este ano.

“Com o tempo a gente foi aperfeiçoando o trabalho de confecção dos bonecos. Foi um grande desafio pra gente produzir eles, mas demos contas. Esse ano, consertamos alguns erros e também alguns danos, partes que racharam. Eles estão mais lindos, com mais detalhes e quase prontos para animar o bloco “O Proclamador”. A população vai gostar muito”, afirmou a artesã.

Neste ano de 2019, além dos três bonecos do último ano, que receberam reforma, a Secretaria de Cultura ainda confeccionou uma “Nega Maluca”, fazendo uma referência a personagem popular brasileira que tomou espaço nas demais festividades do país.

O bloco “O Proclamador” sai na madrugado do sábado (02), com concentração na Casa Museu de Marechal Deodoro, a partir das 00h. O desfile, que sai pelas ruas do Sítio Histórico, e será animado por Orquestras de Frevo do município.

LEIA TAMBÉM!