Prefeitura realiza ação em comemoração ao Janeiro Branco

Durante toda a manhã desta quinta-feira (31), a população deodorense participou de caminhada e atendimentos de saúde na Orla Lagunar

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária) / Fotos: Wellington Alves

Cuidar do corpo também é cuidar da saúde. É por isso que a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Saúde realizou uma ação em comemoração ao Janeiro Branco – mês que visa conscientizar a população sobre a saúde mental e sobre o aumento das taxas de suicídio, depressão e ansiedade. A ação foi realizada na manhã desta quinta-feira (31), na Orla Lagunar.

Alongamento, dinâmicas, exercícios de respiração e caminhada foram algumas das atividades disponibilizadas para a população presente na ação. Após o encerramento da caminhada, houve uma degustação de frutas e em seguida um bate-papo com os psicólogos do município.

A deodorense que estava participando da ação, Edneuza Santos, de 63 anos contou que a ação é muito importante para a população.

“Eu estou adorando participar dessa ação, e é muito importante a gente cuidar do nosso corpo e da nossa mente. Eu faço parte do grupo de perda de peso de Taperaguá, e já melhorei bastante, tanto meu corpo quanto a minha mente. É muito boa essa ação para a população também entender a importância de novos hábitos e de se cuidar”, disse.

A coordenadora da Promoção à Saúde do município, Priscilla Bernardo, falou da importância de conscientizar a população sobre a saúde mental.

“Nós temos que conscientizar a população sobre a saúde mental. Nesse Janeiro Branco, nós queremos que os deodorenes entendam que cuidar do corpo também e cuidar da mente, porque quando praticamos atividades físicas, também estamos cuidado da nossa saúde mental. Por isso que estamos realizando essa ação, com caminhada, alongamento e outras atividades para que os moradores participem e entendam a importância de se cuidar”, disse.

Além das atividades, a população contou com verificação de glicemia, verificação de pressão, atividade de educação nutricional, escuta e orientação psicológica.