No Verão, Trabalho Infantil Não: Prefeitura realiza de conscientização na Praia do Francês

A ação faz parte de uma campanha do Governo do Estado, que visa conscientizar banhistas e toda a população sobre os riscos do trabalho infantil principalmente no verão

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária) / Fotos: Hiarlley Sabino

Conscientizar ambulantes e banhistas para que possam entender os riscos do trabalho infantil. Foi este o objetivo da Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Assistência Social em realizar o lançamento da campanha “No verão, Trabalho Infantil Não”. A campanha é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social. O lançamento da campanha aconteceu no último sábado (26).

Durante toda a manhã, as equipes caminharam pela areia e também foram nos bares e restaurantes para passar orientações sobre trabalho infantil e dos riscos a que as crianças e adolescentes ficam vulneráveis. As crianças e adolescentes identificados trabalhando na praia foram abordadas e a Secretaria realizou um cadastro para identificar os familiares, saber onde as crianças estudam, e onde moram. Estas crianças e adolescentes serão incluídas nos programas disponibilizados pelo governo.

De acordo com a coordenadora das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) em Marechal Deodoro, Heliete Amorim, o objetivo da ação foi conscientizar turistas e toda a comunidade da praia.

“O objetivo dessa ação foi conscientizar os turistas e toda a comunidade da Praia do Francês e do município a não consumir, a não comprar nenhum alimento, nenhum produto vendido por crianças e adolescentes. Todas as crianças que estão vendendo, estão em situação de vulnerabilidade social. Quando identificarmos essas crianças iremos realizar uma busca pelos familiares e encaminhá-las para os programas sociais disponibilizados no município”, explicou a coordenadora.

Na ação, estiveram presente as equipes do Conselho Tutelar, além de equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).