29 / 01 / 19

Janeiro Branco: Prefeitura alerta população para os cuidados com a Saúde Mental

Em Marechal Deodoro, a Secretaria de Saúde disponibiliza atendimento com psicólogo e psiquiatras em algumas unidades de saúde e o CAPS.

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária) / Fotos: Wellington Alves

Estar com a mente saudável possibilita que uma pessoa consiga lidar com as preocupações que geralmente a cercam. No entanto, algumas pessoas não conseguem realizar as próprias atividades de rotina, e com isso, existe um aumento de transtornos compulsivos, suicídio, depressão, entre outras doenças mentais.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é uma condição médica que diminui a capacidade da pessoa funcionar normalmente, além de ser um dos transtornos psíquicos mais comuns no mundo. A depressão afeta mais de 350 milhões de pessoas no mundo todo, e acomete 16% da população brasileira, de acordo com a OMS.

O Brasil também é o país onde as pessoas são diagnosticadas com depressão quando são mais jovens, em média aos 36 anos. A faixa etária entre os 35 e 49 anos concentra a maior taxa de brasileiros depressivos, com maior incidência entre as mulheres.

De acordo com a psicóloga Malena Pereira, da Secretaria de Saúde de Marechal Deodoro, é importante que toda a população fique em alerta para os problemas de saúde mental, para que a prevenção seja ainda maior.

“É importante toda população estar em alerta para os problemas que vem emergindo no nosso cotidiano. É muito importante que todas as pessoas parem para refletir sobre a sua saúde mental, e das pessoas no entorno. O sofrimento mental é bem subjetivo, então é preciso estar atento para o que o indivíduo apesenta, seja tristeza ou choro constante”, disse.

Em Marechal Deodoro, durante todo o ano são realizadas diversas ações nas Unidades de Saúde. Os deodorenses podem encontrar psicólogos e psiquiatras no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Espaço Acolher, e nas Unidades de Saúde da Rua Nova, na Massagueira, na Associação Divina Pastora, e nas unidades em que o Núcleo de Atendimento à Saúde da Família (Nasf) atende, que é no Conjunto Denison Amorim, na Poeira, Barro Vermelho, Taperaguá e Vila Altina/Estiva. A Secretaria orienta que caso tenha alguém que necessite de alguns desses atendimentos, deve procurar sua unidade de saúde de referência para ser encaminhado.

“A cor branca é escolhida por ser início de ano, quando as pessoas têm recomeço, aderem a novos estilos de vida, e também porque o branco representa um papel em branco, no qual podemos escrever uma nova história na saúde mental e sem tantos tabus”, explicou a Malena Pereira.