Secretaria de Educação realiza avaliação diagnóstica nas escolas municipais

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou, nesta quarta-feira (19), a última fase da avaliação diagnóstica nas unidades educacionais do município. A avaliação tem por objetivo verificar o avanço dos alunos durante o ano de 2018, fazendo um comparativo dos resultados finais com a avaliação realizada no início do ano.

Após o comparativo, os resultados serão convertidos em aprendizagem, planejamento e, principalmente, na superação das dificuldades apontadas. Desta forma, a Secretaria de Educação poderá traçar novas metas, reaplicar táticas que funcionaram e desenvolver estratégias que venham trazer resultados ainda mais positivos na educação deodorense.

A secretária municipal de Educação, Amanda Alves, afirmou que a avaliação é muito importante para analisar os resultados das estratégias do município e identificar as dificuldades dos alunos. Ela também conta, que após o comparativo, os professores vão iniciar o ano letivo de 2019 já com uma base do que deu e não deu certo em 2018.

“Essa é a segunda etapa da avaliação diagnostica desse ano. É de suma importância para a gente ver a evolução dos alunos, desde a primeira avaliação que foi ocorrida no início e a intervenção que foi realizada pelas escolas. O resultado vai ser passado na reunião dos professores, já para que iniciem o ano letivo de 2019 de posse da situação de cada aluno e escola”, afirmou.

A prova de avaliação foi aplicada, rigorosamente, nesta quarta-feira (19), para todos os alunos matriculados do 1º ao 9º ano no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Marechal Deodoro, assegurando que todas as unidades tenham o mesmo padrão de aplicação. Também foi organizado uma estratégia para que o professor titular da turma não seja o aplicador.

Na avaliação, cada aluno recebeu dois cadernos: o primeiro caderno é de Língua Portuguesa e o segundo é de Matemática. Cada caderno foi composto por 10 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas para cada questão (A, B, C e D ), sendo uma única correta.

O aplicador das avaliações das turmas do  1º ao 3º ano  leu os enunciados das questões e  repetiu a leitura duas vezes. Nas turmas do 4º ano ao 9º ano o aplicador orientou aos alunos que lessem sozinhos e individualmente os enunciados de cada questão, os textos e as alternativas, como forma de incentivar a leitura.

A avaliação também teve como objetivo diagnosticar a proficiência dos alunos nas habilidades propostas pela Matriz de Referência da Prova Brasil; Provinha Brasil e ANA, trabalhadas durante o ano letivo nas salas de aula.

Após o registro dos resultados das Avaliações, a Superintendência de Educação, a diretora de ensino e os técnicos da Secretaria de Educação, farão uma análise dos dados, gerando um relatório por escola, constando quais descritores os alunos apresentaram maiores dificuldades e facilidades, num comparativo com as avaliações realizadas em março deste ano.

Até o dia 25 de janeiro de 2019, será enviado para cada escola, um relatório com os resultados das avaliações para que este possa subsidiar a avaliação de cada unidade sobre as condições de progressão de cada turma.