Saúde: Em 2018, Prefeitura ampliou o número de consultas especializadas e exames para os deodorenses

Texto: Antônio Carlos Souto | Wellington Alves

A busca pela excelência e os investimentos na Saúde do município é uma das prioridades da Prefeitura de Marechal Deodoro. Com isso, o município já colheu os resultados desses investimentos durante o ano de 2018, tendo um grande aumento no número de consultas e exames. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), durante o ano, foram realizados mais de 5 mil exames clínicos e laboratoriais e 68 mil consultas médicas.

As estratégias e investimentos da Prefeitura de Marechal Deodoro na saúde municipal, trouxeram grandes benefícios para a população deodorense. Até o dia 30 de novembro, a SMS registrou 68.351 consultas médicas, sendo 55.638 atendimentos da atenção básicas e 12713 especialidades. Ao todo, o município dispõe de dezessete especialidades médicas diferentes.

Já os exames, até 13 de dezembro, foram realizados 5.060, entre laboratoriais e clínicos. Além disso, a SMS também registrou mais de 500 mil visitas dos Agentes Comunitários de Saúde em todo o município, uma média de quase 10 visitas por número de habitantes.

Marechal Deodoro tem cobertura de 100% na Saúde, tendo todos os bairros e povoados um PSF ou UBS como base.

O aumento do número de atendimentos e exames é resultado das diversas ações e estratégias implantadas no município, como as campanhas mensais (novembro azul, outubro rosa, entre outros.); Circuito da Mulher; Mutirões de Saúde; Extensão dos horários de exames e atendimentos para noites e sábados; parceria com a UNCISAL; aumento de especialidades e de exames, entre outros.

A secretária Municipal de Saúde, Tânia Queiroz, falou da importância de investir na Saúde do Município e dos principais benefícios do aumento do número de consultas e exames.

“Esse ano de 2018 a Saúde investiu mais em consultas especializadas e exames de diversos tipos devido a demanda reprimida muito alta, então assim, foram realizados vários mutirões de saúde, aumento do número de especialidades, mas também estamos trabalhando muito a prevenção a Saúde, para ver se as pessoas adoecem menos. Esse é o grande papel da Saúde Pública: prevenir. Uma cidade saudável é uma cidade onde as pessoas adoecem menos, e com isso, o número de exames e consultas tendem cair. Então esse é o nosso objetivo, aumentar o número agora e iniciar a prevenção para que no futuro a gente possa reduzir os exames e consultas, tendo uma população mais saudável”, afirmou.