12 de dezembro de 2018

Pela primeira vez, Prefeitura realiza compra de agricultores deodorenses para merenda escolar

Esta é a primeira vez que o município compra dos agricultores deodorenses. Nesta primeira compra, os produtos irão atender às demandas dos alunos que participarão da Flimar e também para as atividades de encerramento do ano

Texto: Izabelle Targino/Fotos: Wellington Alves

A Secretaria de Educação de Marechal Deodoro recebeu, nessa terça-feira (11), a primeira remessa de produtos comprados de produtores da agricultura familiar de Marechal Deodoro. Os produtos foram adquiridos por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), após os agricultores do município emitirem a Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP) e participarem da chamada pública para aquisição de alimentos para a merenda escolar.

Esta é a primeira vez que o município compra de agricultores deodorenses. No ano passado, como não havia agricultores deodorenses aptos a participarem da chamada pública, os alimentos foram comprados de agricultores de outros municípios.

A partir de agora, seis produtores deodorenses passarão a fornecer para a merenda escolar raízes, frutas, legumes e hortaliças. Além deles, as cocadeiras da Massagueira também passarão a fornecer brasileiras, cocadas, suspiros, entre outros doces que entrarão na merenda, como também serão usados em eventos no município.

Esta compra foi realizada graças a um convênio celebrado entre o município e a Emater. Durante todo o ano, foi realizado um levantamento dos produtores da agricultura familiar no município e, em seguida, foi realizada emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento de identificação da agricultura familiar e pode ser obtido tanto pelo agricultor ou agricultora familiar, quanto por empreendimentos familiares rurais, como associações, cooperativas, agroindústrias. Com o documento, o agricultor passa a ter acesso às políticas públicas, a exemplo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além de acesso ao crédito.

Para o prefeito Cláudio Filho Cacau, esta é mais uma conquista para o município e para os produtores dedodorenses.

“Hoje temos seis agricultores e a Associação das Cocadeiras que podem fornecer para o município. Nunca antes a Prefeitura comprou de deodorenses e agora estamos fazendo isso. É uma forma de valorizar a cidade e distribuir renda dentro do próprio município. Quero parabenizar a Educação, Secretaria de Meio Ambiente e Emater pela parceria. É merenda com qualidade para nossos alunos”, disse o prefeito.

O produtor José Orlando agradeceu a oportunidade. “Nunca antes vendi para o município e estou muito agradecido por essa oportunidade. Vamos vender aqui no município, escoar nossa produção e alimentar nossas crianças nas escolas”, disse o agricultor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *