Natal da Inclusão: Alunos da Educação Especial produzem decorações natalinas com materiais recicláveis

Castiçais, símbolos para as velas, pinturas, desenhos e até arvore de natal foram alguns dos materiais produzidos pelos os alunos.

Texto: Antônio Carlos Souto

Como forma de preparação para a grande festa de Natal da Educação Especial de Marechal Deodoro, o Natal da Inclusão, que será realizada no dia 18 deste mês, os alunos do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE) e de outras unidades municipais que contam com a educação especial, iniciaram a produção de materiais de decoração para embelezar ainda mais a festa.

Castiçais, símbolos para as velas, pinturas, desenhos e até arvore de natal foram alguns dos materiais produzidos pelos os alunos, todos com materiais recicláveis. Além de uma linda decoração para a festa de final de ano, o trabalho também teve por objetivo desenvolver a coordenação motora dos estudantes, tendo em vista que muitos deles sentem dificuldades na escrita e em atividades manuais.

Dentre a decoração, os alunos produziram uma guirlanda de garrafa pet; três arvores de Natal feitas com pneus, garrafas pet e copos descartáveis; castiçais também com garrafas pets e um boneco de neve feito de pneu. Além disso, um grande diferencial foi a produção de cartões de natal, com pintura do Papai Noel e barba de algodão, em que os alunos destinarão a algum familiar que conviva na mesma residência, aprendendo o endereço por meio do remetente e destinatário.

A técnica da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Cícera Sílvia, explicou o intuito da produção dos cartões com o endereço das residências dos alunos, e ainda afirmou que todo projeto tem por objetivo tornar o Natal dos estudantes da Educação Especial mais fraterno e com inclusão.

“Por meio dos cartões, que eles vão entregar no dia da confraternização, eles puderam aprender o endereço de casa, através do remetente e destinatário. Isso faz com que facilite caso um dia, alguns deles venha a se perder. Todo esse projeto é uma forma de incluir os alunos na sociedade, tanto que as apresentações do dia da festa serão feitas em conjunta com os alunos da Educação básica e os alunos da Educação Especial”, afirmou.

Natal da Inclusão

A festa de Natal dos alunos da Educação Especial de Marechal Deodoro será realiza no dia 18 de dezembro, no Ginásio Poliesportivo Arnon de Melo, localizado na Vila Altina. Além de apresentações culturais, coral e toda a decoração com materiais recicláveis, a festa contará com a entrega dos presentes doados por meio do projeto Papai Noel do Correios, em que os alunos escreveram cartas com pedidos de presentes.

Os interessados em adotar uma cartinha e doar o pedido de presente dos alunos da Educação Especial de Marechal Deodoro, poderá se dirigir ao Maceió Shopping e procurar as cartinhas que constam com a figura de um Papai Noel em uma cadeira de rodas.