IDEB: Funcionários das escolas municipais com destaque recebem bonificação

Pagamento foi realizado após a sansão da Lei 1.252, de 22 de outubro de 2018. Serão bonificados todos os funcionários das escolas que ficaram nos três primeiros lugares

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária)

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau anunciou na tarde desta quarta-feira (19), o pagamento da bonificação das escolas municipais que obtiveram melhores notas nas avaliações do IDEB. O pagamento está sendo realizado após o prefeito sancionar a Lei 1,252 de 22 de outubro de 2018.

De acordo com a Lei, a escola que ficar em primeiro lugar no IDEB terá abono de 50% do valor do salário base para todos os funcionários; em segundo lugar, o abono é de 30% e quem ficou em terceiro lugar, irá receber um abono de 10%.

Nas séries iniciais, a primeira colocação foi um empate entre as Escolas Municipais Professora Lucas e Governador Luís Cavalcante. Na segunda colocação ficou a Escola Municipal José Bispo, e em terceiro lugar, a Escola Municipal Edival Lemos. A Escola José Bispo foi a que teve maior aumento da nota, e apesar de ter ficado na segunda colocação, terá bonificação de 50%.

Já nas séries finais, o destaque foi para a Escola Municipal Araújo Lobo, com o primeiro lugar, seguida pela Escola Eleuza Galvão Rodas em segundo. Por fim, a Escola Edival Lemos, com a terceira colocação. A Escola teve o maior aumento da nota e, por isso, vai receber 50% de bonificação, ao invés de 10%.

Após anunciar o pagamento da bonificação, o prefeito Cláudio Filho Cacau falou da importância de valorizar os servidores das escolas municipais.

“Essa bonificação é para todas as escolas que tiveram avanço na nota do IDEB, quero parabenizar novamente a todos os funcionários que fazem a escola, porque nós conseguimos bater a meta de 2019. E dessa forma nós estamos bonificando do vigilante da escola, a merendeira, professor, coordenador, auxiliar de disciplina e toda a equipe que faz a escola funcionar, faz a educação avançar. Nós estamos debitando em conta, foi um compromisso nosso com a educação para que continue avançando”, disse.

Somadas, as premiações desde ano equivalem a aproximadamente R$ 380 mil em recursos do município. A Lei de Bonificação tem como objetivo a valorização dos profissionais da Educação, além de estimular e incentivar a busca pela melhoria contínua do desempenho dos alunos e da gestão das escolas municipais.