Homenagens às mulheres marcam abertura da 9º edição da Flimar

Alunos da rede municipal realizam homenagearam diversas nomes importantes durante desfile. Abertura ainda foi animada por desfile de fanfarras, apresentações culturais e do Grupo Cultural Terra dos Marechá

Texto: Sthefane Ferreira / Fotos: Rafaela Ferreira

Alegria, música e homenagens marcaram a abertura da 9º edição da Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar), que tem como tema “Sou Literatura, Sou Cultura, Sou Mulher”. Alunos da rede municipal e estadual desfilaram pelas ruas do Centro Histórico com homenagens a mulheres de grande renome. A abertura aconteceu nesta quinta-feira (13).

Com faixas, cartazes e caracterizados com as homenageadas, os alunos desfilaram pelas ruas de Marechal Deodoro, se encontrando no Adro do Convento. O desfile foi acompanhado de banda de fanfarras de Marechal Deodoro e de municípios convidados.

No total, desfilaram 12 escolas municipais e estaduais. Professora Eleuza Galvão Rodas, Arriete Vilela, Hilda Lacerda e Carmem Miranda foram algumas das mulheres homenageadas.

Além dos desfiles, a abertura da 9ª Flimar também contou com apresentações da banda de Pífano Esquenta Muié, Seresteiros de Marechal Deodoro e o lançamento do Grupo Cultural Terra dos Marechá, que levou para o público um espetáculo com apresentações folclóricas, a exemplo de guerreiro, coco e xaxado. A cantora alagoana Fernanda Guimarães encerrou a abertura da Festa Literária.

A programação da Festa Literária, segue até o próximo sábado (15), com mesas redondas, sarau, shows artísticos, Flimarzinha e uma série de atividades, que acontecem do Complexo Franciscano até a Rua Fechada, no Centro Histórico.

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, falou da satisfação em realizar mais uma edição da Flimar, além de parabenizar a todas as escolas que desfilaram.

“Estamos realizando mais uma edição da Festa Literária de Marechal Deodoro, um evento que já está consolidado no calendário dos alagoanos, e este ano estamos homenageando a todas as mulheres. Através da Flimar, nós conseguimos valorizar a cultura do nosso município. Quero parabenizar a todos os alunos das nossas escolas, que estão há meses trabalhando na temática da Flimar e deram um show no desfile”, disse.

As escolas que se apresentaram foram: Escola Estadual Rosa Maria da Fonseca; Escola Municipal José Bispo; Escola Municipal Dona Maria de Araújo Lobo; Escola Municipal Petronila de Gouveia; Escola Municipal Joaquim Gama Filho; Escola Municipal Eleuza Galvão Rodas; Escola Municipal Manoel Messias; Escola Municipal Adelina de Carvalho; Escola Municipal Altina Ribeiro; Escola Municipal Edival Lemos; Escola Municipal Joviniano Rodas; Escola Estadual Deodoro da Fonseca.

Homenageadas

A Escola Municipal Professora Eleuza Galvão homenageou a educadora deodorense que dá nome a escola, Eleuza Galvão. Muito conhecida na cidade, tornou-se figura marcante na vida de muitos estudantes, por sua firmeza de caráter e respeito as boas maneiras e tradição local.

A Escola Joaquim Gama Filho homenageou a professora Sebastiana Júlia, que trabalha na escola desde o ano de 1985. Sebastiana, atuou como professora, diretora adjunta, diretora geral, e após se aposentar, atua como monitora.

A Escola Maria Petronila de Gouveia desfilou com homenagens a mulher que dá nome a escola. Petronila preparou vários jovens da Massagueira que seguiram carreira na Marinha e Aeronáutica Brasileira.

Já a Escola Dona Maria de Araújo Lobo realizou homenagem a Hilda Lacerda, que foi pedagoga, poetisa e pós-graduada em educação escolar pela Universidade Federal de Alagoas. A Escola Municipal José Bispo, homenageou Maria do Carmo de Carvalho, conhecida popularmente por Maria Furadinha. A homenageada, é uma grande incentivadora da cultura local.

A Escola Estadual Rosa Maria Paulina da Fonseca, homenageou Dona Rosa da Fonseca, que apesar de não ter ocupado cargos de destaque, teve um importante papel na formação cívica da família Deodoro.