Flimarzinha nas escolas: Programação de atividades inicia nesta quarta-feira (05)

Escolas da rede municipal, rede estadual e Instituto Federal de Alagoas (Ifal) participarão do cronograma que segue durante toda a semana

Texto: Sthefane Ferreira

Produzir conteúdo para apresentação durante a 9º edição da Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar). É este o objetivo da Secretaria de Educação em realizar atividades com os estudantes da rede municipal, estadual e Ifal, como forma de preparar os alunos para as apresentações nos dias de evento. As atividades iniciam nesta quarta-feira (05).

A Flimarzinha nas Escolas é um projeto que antecede à Flimarzinha, e acontece em todas as escolas do município. Durante o cronograma, os alunos devem produzir e participar de atividades que visam promover intimidade com o tema de cada edição da Flimar.

Desta vez, com o tema “Sou literatura, Sou Cultura, Sou mulher”, os alunos irão produzir uma série de materiais que servirão para as apresentações durante os dias de evento da Festa Literária.

As atividades serão divididas entre a Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e EJAI. Para a Educação Infantil, os professores deverão trabalhar com os alunos atividades de contação de histórias, com livros que tenham protagonistas femininas.

Para o Ensino Fundamental I, que vai do 1º ao 5º ano, será trabalhado a temática da literatura de cordel. A linguagem é proposta para expressar os conhecimentos e experiências vivenciadas durante o mês sobre a temática da Flimar.

Neste caso, serão utilizados os mais diversos recursos didáticos para o estudo das questões ligadas à mulher, a exemplo de filmes, livros, ilustrações e palestras, como forma de oferecer aos alunos experiências, discussões e leituras que sejam socializadas através de produções literárias próprias da literatura de cordel. Os cordéis produzidos serão expostos durante a programação da Flimar.

Para os estudantes do 6º ao 9º, e ensino médio, as atividades já foram realizadas. As ações foram voltadas somente para alunas, que por meio de oficinas, ficaram aptas para produzir poesias sobre fatos cotidianos da vida das alunas, voltados à temática da Flimar.

As produções de poesias serão apresentadas durante a Flimarzinha e o Sarau, na Batalha Poética, que é inspirada no “Slan das Minas”, um movimento que surgiu nos Estados Unidos na década de 70.

De acordo com a secretária de educação, Amanda Alves, realizar atividades como essa é dar oportunidade de discussão sobre a temática da Flimar.

“O intuito de realizar essas atividades é dar oportunidade de toda a comunidade escolar de discutir a temática da 9º edição da Flimar. Por isso realizamos atividades lúdicas com os alunos, para que possam ficar inteirados sobre a temática abordada durante todo o evento”, contou.

Confira Cronograma:

CRONOGRAMA DA FLIMARZINHA NAS ESCOLAS