03 / 12 / 18

Educação Especial: Professores, intérpretes e cuidadores participam de formação sobre transtornos da aprendizagem

Mais de cinquenta profissionais que trabalham com alunos que possuem deficiências participaram da formação, que foi realizada no Centro Universitário Cesmac

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária)

Adquirir conhecimentos necessários para melhorar o conhecimento dos alunos com deficiência da rede municipal de ensino de Marechal Deodoro. Foi este o objetivo da formação sobre “Avaliação nos Transtornos da Aprendizagem”.

Durante a formação, os profissionais que trabalham com alunos que possuem algum tipo de deficiência, puderam aprender como identificar os sinais dentro da sala de aula, além de abordar as questões de intervenção e avaliação dos casos e as diferenças entre transtorno e dificuldades de aprendizado.

Professores, intérpretes, cuidadores, coordenadores, professoras das salas de Recursos Multimídia e técnicos da Educação Inclusiva, participaram da formação, totalizando em 55 profissionais envolvidos, visando o desenvolvimento de alunos com deficiência.

A formação aconteceu no Auditório do Cesmac, e contou com dois especialistas, sendo o psicólogo Aluísio Silva e a neuropsicológa Josivania Lessa.

De acordo com a técnica de educação inclusiva do município, Cícera Silvia, a formação trouxe reflexão sobre as orientações que se devem ter com os alunos especiais.

“A formação nos trouxe uma reflexão sobre as contribuições psicopedagógicas. Nós aprendemos muito sobre a importância do conhecimento do cérebro, que recebe, processa e elabora todas as informações captadas. Então para isso, precisamos usar cada recurso com cuidado. Nosso maior foco é o aluno, por isso que todos os envolvidos precisam participar”, explicou.