Cocadeiras deodorenses participam de recepção de turista na temporada de Cruzeiros em Maceió

Além das doceiras, as artesãs deodorenses também farão parte da recepção organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo para os nove cruzeiros e quase 20 mil turistas de vários países que chegarão a Maceió

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Divulgação – Sedetur

A temporada de Cruzeiros 2018/2019 iniciou nesta quarta-feira (05) na capital Alagoana e os quase vinte mil turistas, dos mais variados países, ao desembarcarem no Porto de Maceió, irão conhecer as delícias e o artesanato de Maceió. É que as tradicionais cocadas e doces da massagueira e o artesanato deodorense estão entre os produtos ofertados aos turistas na estrutura montada no Cais do Porto, no bairro de Jaraguá, em Maceió.

Confirmada como a maior temporada de cruzeiros que o Estado já recebeu, os produtos de Marechal Deodoro estão presentes na chegada de nove navios. O primeiro deles, Navio Costa Favolosa, vindo da Itália, atracou hoje no Porto e trouxe aproximadamente 3.500 passageiros. Além da cocada, doce tipicamente deodorense, no desembarque estão sendo vendidos quengo de coco, suspiros, broas, brasileiras, kits com diversos doces. Grupos de artesãs deodorenses também participarão da recepção de alguns cruzeiros.

Durante toda a temporada, a cada dia de receptivo, um grupo com cinco cocadeiras recepcionarão os turistas. A Presidente da Associação das Cocadeiras da Massagueira, Zuleide Silva, falou da experiência inédita e ainda agradeceu a Prefeitura de Marechal Deodoro pelo auxílio.

“Para gente, como é a primeira vez, está sendo muito importante essa oportunidade. Não é questão somente de vender o produto, e sim divulgar nossas cocadas, nossa cultura. Isso é o mais importante. Muitos turistas não conhecem. Está sendo uma experiência maravilhosa. Agradecemos a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Turismo de Marechal nos dar esta oportunidade, possibilitando a divulgação dos nossos produtos”, afirmou.

O secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Victor Alvim Pinto, afirmou que essa é uma oportunidade para aquecer a economia local, tendo em vista que os navios permanecem em média oito horas atracados no porto. Ele ainda conta que os visitantes devem aproveitar esse tempo para conhecer Maceió e cidades vizinhas, como Marechal Deodoro.

“Esse é um efeito multiplicador, porque os visitantes após conhecerem a capital, acabam retornando em outras ocasiões, por sentirem vontade de conhecer todo o estado de Alagoas e consequentemente Marechal Deodoro”, disse o secretário.

O Navio Costa Favolosa, vindo da Itália abriu a temporada trazendo 3.500 passageiros e aproximadamente 1.100 tripulantes. De acordo com a Secretaria de Estados do Turismo e Desenvolvimento Econômico, a nova temporada dos cruzeiros, terá nove navios atracados em Maceió, com turistas de diversas nacionalidades vindos da Itália, Bahamas, Antilhas Holandesas, Malta, Bermudas e Ilhas Marshal.

A temporada 2018/2019 segue até dia 22 de abril de 2019.