PSE realiza atividades sobre hipertensão nas escolas do município

Nesta quinta-feira (22), as atividades foram realizadas na Escola Professora Lucas, nas Malhadas e seguem até o final do mês.

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

Em mais uma ação do Programa Saúde na Escola (PSE), a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, está realizando um ciclo de palestras nas escolas do município com o intuito de combater a hipertensão. Nesta quinta-feira (22), a palestra foi realizada na Escola Professora Lucas, nas Malhadas. As atividades seguem até o final do mês.

As ações, que iniciaram no último dia 13, tem por objetivo instruir os alunos com idade entre 2 e 10 anos, para que tenham bons hábitos alimentares evitando alimentos que levem ao desenvolvimento da Hipertensão. No local, foram realizadas dinâmicas e uma palestra com os alunos da escola.

As palestras já foram realizadas nas Escolas Lídia Rodrigues, Professora Lucas e no NEI Benvida Pau Ferro. Na próxima semana o cronograma segue com as escolas João Batista de Vasconcelos e Petronila de Gouveia.

Quem ministrou o momento foi a nutricionista, Thaís de Paiva, do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com nutricionista, é preciso buscar uma forma de trabalhar com elas, mostrando que nem sempre o que é gostoso é saudável.

“A gente começa com uma dinâmica mostrando a figura de alguns alimentos, cola no quadro alimentos com pouco sal e alimentos com muito sal, e fala sobre eles. Como eles (estudantes) são pequenos, tem que buscar uma forma de interagir para que se torne interessante. Além disso, a gente orienta para que eles possam passar essas informações para os pais dentro de casa e melhorar a alimentação de todo mundo”, afirmou.

Também conhecida como pressão alta, a hipertensão tem como sintomas dor de cabeça, tonturas, falta de ar, zumbido no ouvido, visão embaçada, sangramento nasal e cansaço, podendo levar a outras doenças e até mesmo a morte, caso não seja tratada.