Prefeitura realiza 1º Grande Encontro de Filarmônicas de Marechal Deodoro

Evento comemora o Dia do Músico e acontece nos dias 21 e 22 de novembro. Festival com concurso entre as filarmônicas, apresentações, oficinas e desfile, fazem parte da programação.

Texto: Izabelle Targino

Para celebrar o Dia do Músico e prestar uma homenagem aos músicos deodorenses, a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico, realiza o 1º Grande Encontro de Filarmônicas de Marechal Deodoro, dias 21 e 22 de Novembro, no Centro Histórico.

O Festival tem como objetivo promover a interação dos músicos deodorenses, estimular a participação de crianças e jovens no mundo da música e também o desenvolvimento dos talentos individuais dos músicos. No ano passado, o Dia do Músico foi comemorado com um encontro das Filarmônicas na abertura da Flimar.

Neste ano, as comemorações virão em forma de um grande evento, com dois dias de programação. O festival irá homenagear dois grandes músicos deodorenses: Zezinho Romeiro e Manoel Alves de França. A programação conta com dois dias de evento. Nesta quarta-feira, dia 21, às 19h, o evento será aberto com o Grande Concerto. Em um palco montado no Cais da Lancha, na Orla Lagunar, as cinco filarmônicas do município irão se apresentar para o público. A noite será encerrada com a entrega do Troféu Zezinho Romeiro.

No dia 22 a programação segue com workshop e oficinas de música. A partir das 8h, serão ofertadas oficinas nas diversas áreas musicais e elas acontecerão nas sedes das filarmônicas. As oficinas são abertas ao público.

A noite terá início à programação final do festival em homenagem ao dia do Músico. A partir das 19h será realizado o desfile das Filarmônicas pelas ruas do município. Em seguida, acontece o Grande Encontro de Filarmônicas e, encerrando a programação, terá a entrega do Troféu Manuel Alves de França.

Sobre os homenageados

-José Romeiro Neto, o Zezinho Romeiro

José Romeiro Neto, o respeitado Mestre, tem 90 anos. Iniciou a vida musical aos 15 anos, tocando saxofone e desde então, todos os finais de tarde, toca seu sax pelas ruas de Marechal Deodoro, encantando moradores e turistas.

-Manoel Alves de França

Manoel Alves de França começou a estudar música aos 14 anos com o Maestro Olímpio Galvão e depois com Fausto Galvão Pinto. Foi convidado pelo SESI a formar uma Banda Filarmônica, que hoje leva seu nome. Tocou sax e clarineta, e quando parou de tocar, virou professor.

Confira a Programação Completa

Local: Cais da Lancha