Prefeitura inicia construção de Unidade Básica de Saúde no Conjunto Gislene Matheus

A nova Unidade de Saúde será completamente equipada e irá atender mais de 700 famílias que residem no conjunto

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

Os moradores do Conjunto Gislene Matheus terão uma Unidade de Saúde dentro do Conjunto. O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, visitou as obras da nova Unidade Básica de Saúde que estão avançando.  A unidade foi conseguida após um pleito do prefeito Cacau ao Governo Federal, em Brasília.

A obra está em fase de alvenaria, e irá atender as mais de 700 famílias da comunidade.  O espaço se encaixa dentro do padrão de excelência do Ministério da Saúde, contando com consultórios médico, odontológico e de enfermagem, classificação de risco para atender pequenas urgências, sala humanizada de citologia, sala de apoio aos agentes de saúde, copa, almoxarifado, uma estrutura totalmente climatizada e com mobília nova.

O conjunto conta com 750 famílias e não tem um posto de saúde. Preocupado em atender esta demanda, o prefeito Cacau foi até Brasília e conseguiu recursos para a construção da obra, que tem previsão de ser entregue em cerca de cinco meses. Durante visita às obras, o prefeito falou da geração de emprego e renda.

“É uma obra muito importante, que vai trazer mais saúde, para a nossa comunidade. Teremos médicos, dentistas, enfermeiros, toda uma equipe de agente de saúde. A Prefeitura está buscando a melhoria na qualidade de vida do povo. Além disso, estamos construindo com trabalhadores aqui do conjunto, dando mais empregos e gerando renda”, afirmou.

Sendo um investimento de 475 mil reais em recursos do Governo Federal, a nova unidade ainda terá dois diferenciais. A estrutura contará com uma sala de observação, em que os pacientes possam ficar até 6 horas internos, somente sendo encaminhado a um hospital caso haja necessidade de internação.

A outra novidade é a implantação de recursos tecnológicos, fazendo com que exames, a exemplo do Eletrocardiograma, sejam realizados na unidade com resultados entregues em até 20 minutos.

A UBS do Gislene Matheus será totalmente informatizada. No setor de farmácia, a logística será implantada de forma automática interligado diretamente a central de abastecimento, fazendo com que nos momentos de baixo estoque de medicamentos, a reposição seja automática. Além disso, a unidade contará com uma sala de atividades coletiva com recursos multimídia para palestras e outras atividades educativas.

O espaço contará também com o apoio multiprofissional do NASF onde profissionais como Nutricionistas, Educador Físico, Fonoaudiólogo, Psicólogo e Fisioterapeuta que estarão pelo menos duas vezes por semana na unidade apoiando as atividades do médico, enfermeira e dentista.