Programa de Saúde na Escola realiza campanha de Saúde Ocular nas creches de Marechal Deodoro

Coordenadores dos Núcleos de Educação Infantil e enfermeiras das Unidades de Saúde participantes da campanha passaram por um treinamento nesta terça-feira (02)

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária) / Fotos: Wellington Alves

Detectar problemas para melhorar o desenvolvimento dos alunos em sala de aula. É este o objetivo da Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio do Programa de Saúde na Escola (PSE), em realizar os testes de acuidade visual nas crianças dos Núcleos de Educação Infantil (NEI’s).

O teste de Acuidade Visual visa identificar a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos. Ou seja, diagnosticar a limitação da visão dos alunos. E para obter bons resultados, o Programa de Saúde na Escola (PSE), que é a parceria entre a Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde, realizou, nesta terça-feira (02), um treinamento com os coordenadores nos NEIs e as enfermeiras das unidades de saúde, para que se habilitem para realizar o teste com os alunos.

Os treinamentos tem como objetivo fazer com que os coordenadores possam entender como funciona o teste para contribuir com os enfermeiros, fazendo assim, um trabalho integrado. Além disso, o PSE irá disponibilizar para enfermeiros e coordenadores todos os equipamentos necessários para a realização do teste.

De acordo com a coordenadora do PSE da Secretaria de Saúde, Isabelle Araújo, com o teste, os alunos serão detectados com possíveis problemas visuais.

“Com esses testes a gente pode ver os problemas dos alunos e resolvê-los antes que seja tarde. Para isso, estamos realizando treinamento com os coordenadores e enfermeiros para que o trabalho seja integrado e assim possamos obter melhores resultados”, disse a coordenadora.

Os testes nos Núcleos de Educação Infantil iniciam esta semana e seguem durante todo o mês de outubro. Caso seja detectado o problema em algum aluno, ele será encaminhado para um oftalmologista, para que realize todos os tratamentos necessários.