Prefeitura inaugura posto de saúde de apoio no Povoado Cabreiras

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

Em Marechal Deodoro, a semana começou com a realização de um grande sonho. Atendendo a um pedido da população, a Prefeitura de Marechal Deodoro inaugurou o posto de saúde do povoado Cabreiras, na manhã desta segunda-feira (01). A nova unidade é uma extensão do Programa Saúde da Família (PSF) das Malhadas, que atende os moradores dos Cabreiras, Malhadas e adjacências.

Há alguns meses, em reunião com o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, os moradores dos Cabreiras solicitaram a reabertura do posto de Saúde na comunidade. A principal reivindicação era a distância de cerca de dois quilômetros a pé em que os moradores tinham que percorrer até o PSF das Malhadas.

O prédio, onde já funcionou o posto durante a reforma do PSF Malhadas, não era do município e, após dar entrada no pedido de desapropriação, a prefeitura conseguiu a emissão de posse. A unidade recebeu uma grande manutenção predial, com pintura, manutenção em toda a parte elétrica e hidráulica, e reparos necessários para que o atendimento oferecido para a população, seja de qualidade.

O presidente da Associação de Moradores dos Cabreiras e Adjacências, Manoel Martins, falou que a comunidade dos Cabreiras era esquecida por antigas gestões, e com a chegada da gestão do prefeito Cacau, as solicitações da comunidade começaram a ser atendidas.

“Os Cabreiras sempre foi uma comunidade esquecida antigamente. A gente conversou com o prefeito, ele disse que ia fazer e agora está entregando a unidade. Eu e toda a comunidade estamos felizes com esse Posto de Saúde”, afirmou o presidente.

Durante a solenidade de entrega do posto, o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, destacou a importância de ouvir a comunidade, de aproximar da população para a construção de uma cidade mais forte. Além disso, ele reafirmou seu compromisso e anunciou outros feitos com a comunidade.

“Me reuni com a comunidade dos Cabreiras há uns meses atrás e entre as solicitações, esta foi a mais cobrada. Hoje estou aqui, com vocês e funcionários públicos inaugurando este posto de saúde tão sonhado, e comprovando o compromisso com a população deodorense. Deus e o povo me colocou aqui, e podem ter a certeza que vocês terão sempre um prefeito comprometido com o bem-estar e qualidade de vida dos deodorenses”, garantiu.

ATENDIMENTOS

O Posto de Saúde dos Cabreiras, vai contar com os mesmos atendimentos de qualquer unidade básica de PSF do município. Os serviços acontecerão de segunda a sexta-feira, sendo realizados duas vezes na semana atendimento médico, duas vezes na semana atendimento odontológico, e três vezes na semana atendimento de enfermagem. Em todos os dias, a comunidade poderá contar com os serviços de vacinação, curativo e farmácia.